Parque Dom Aloísio Lorscheider oferta aulas de música gratuitas para todas as idades, em Fortaleza

24 de abril de 2023 - 15:45 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Os dedos miúdos deslizam no piano com destreza. Enquanto toca Asa Branca, o hino sertanejo do mestre Luiz Gonzaga, Lara Vidal, 9, se conecta ainda mais com o universo da música. “Toda terça e quinta, a gente vem do Castelão para que ela possa assistir às aulas de piano. A Lara tem uma conexão muito forte com a música. Dá pra ver de longe o sorriso estampado na cara dela quando aprende uma letra nova. Em casa, ela já tinha essa influência por conta da família do pai dela que toca alguns instrumentos, e depois que veio pra cá ela só evolui”, relata Claúdia Souza, mãe da Lara.

O pequeno João Adriel, 7, também faz aulas de música no Parque Dom Aloísio Lorscheider. “Fico relaxado quando venho pra aula de piano do tio Wilker”, conta João, que mora no bairro Itaperi e vem pra aula acompanhado da mãe, Fernanda Paes. “O Adriel está vindo há duas semanas para as aulas de piano, mas nesse pouco tempo eu já percebi a mudança no comportamento do meu filho. Ele está mais concentrado na escola, em casa, vez ou outra pego ele imitando o movimento de tocar um piano. As aulas estão fazendo muito bem ao João”, comemora Fernanda.

Na melodia certa

Nas aulas de flauta, Emily Santana, 6, e Clarice Queiroz, 7, tocam convictas a 9º Sinfonia de Beethoven e têm orgulho de dizer que aprenderam nas aulas com o professor Wilker. Tocando, as pequenas ensinam seus coleguinhas que chegaram há menos tempo, a também acertarem as notas e alcançarem a melodia certa da canção de um dos maiores gênios da música clássica. “Emily e Clarice frequentam as aulas de flauta há um mês no Parque Dom Aloísio Lorscheider e já demonstram uma desenvoltura impressionante”, constata Wilker.

Instrutor de música do Parque, Wilker Coelho lembra que as aulas são para todas as faixas etárias. Os alunos inscritos têm de sete até 60 anos e são todos bem vindos às aulas de música. “Eu tenho alunos de todas as idades e uma das coisas que mais me orgulha é ouvir o relato das mães das crianças que frequentam as aulas de música. Elas me contam que suas crianças estão mais atentas na escola, que estão melhorando as notas, e sei que isto é resultado da concentração que a música exige deles”, comenta o professor.

O Parque é administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e oferta diversas atividades além das aulas de música. No local tem areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca.

Para se inscrever nas aulas de música ou em qualquer outra atividade ofertada no espaço, basta ir até o prédio administrativo que fica dentro do Parque Aloísio Lorscheider, na Avenida Bernardo Manuel, 10080, Dendê. O horário de funcionamento do prédio é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Onélia Santana, titular da SPS, destaca que o Parque Aloísio Lorscheider foi feito para as comunidades do entorno do bairro Itaperi como um espaço de convivência saudável, de integração social e comunitária. “Esse lugar é uma potência para as nossas periferias, aqui toda a família é contemplada em atividades que acontecem desde que o dia amanhece até o anoitecer. O Parque Dom Aloísio Lorscheider não para e traz além de oportunidade, inclusão para as comunidades de Fortaleza”, reitera a secretária.

Aulas e horários

Piano: Segunda e Quarta – das 14h às 16h50 e Terça e Quinta – das 13h às 13h50 e das 18h às 18h50
Ukulele, Flauta e Violão: Terça e Quinta – das 16h às 18h50

Serviço

Inscrições oficinas de música no Parque Dom Aloísio Lorscheider
Quando: segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas
Local: Parque Dom Aloísio Lorscheider (Avenida Bernardo Manuel, 10080 – bairro Itaperi)