Governo apresenta experiência na promoção da conectividade no Ceará em seminário nacional

26 de abril de 2023 - 17:27 # # # # #

Ascom Seplag - Texto e foto

Pioneiro no Brasil na modernização e digitalização dos serviços públicos, o Governo do Ceará compartilhou sua experiência durante o “Seminário Conectividade significativa: um novo desafio para o Brasil”, realizado em Brasília. Promovido pela Anatel e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento iniciou nessa terça-feira (25), destinado a participantes convidados e à imprensa. O Estado foi representado pela titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Sandra Machado, que participou do painel “O papel dos governos subnacionais na promoção da infraestrutura de conectividade”, na manhã desta quarta-feira (26).

“Somos nove milhões de pessoas no Ceará, respondemos por 2,2% do PIB nacional e somos responsáveis por 4,4% da população nacional, o que indica já alguma situação de pobreza. 45% da nossa população está na Região Metropolitana e em Fortaleza e 55% na zona rural. Isso já traz um indicador de que realmente é necessário investir em políticas que atendam a população do interior do Ceará”, ressaltou a gestora em sua fala inicial.

Sandra Machado apresentou aos participantes a experiência do Ceará na promoção da infraestrutura de conectividade destacando três iniciativas que trazem muito orgulho ao Estado e estão em pleno funcionamento: Cinturão Digital, Ceará Mais Digital e Big Data Ceará. Além de modernizarem os serviços públicos prestados pela administração estadual aos cidadãos, gerando benefícios como mais celeridade e segurança, as ações também têm impacto na promoção da inclusão socioeconômica dos cearenses e na atração de investimentos privados para o Estado.

Cinturão Digital

“O Cinturão Digital do Ceará é a maior rede pública de banda larga do Brasil. São mais de três milhões de usuários impactados”, destacou a secretária da Seplag, acrescentando que a infraestrutura já atende a 130 municípios cearenses, mas deverá chegar aos 184 municípios do Estado até o fim de 2023.

Outra ação do Governo do Estado apresentada foi o Ceará + Digital. “Somos pioneiros nesse projeto e estamos em plena execução com objetos bem específicos, como a transformação digital dos serviços públicos, da gestão pública, da infraestrutura digital e da conectividade, assim como do Ministério Público do Ceará (MPCE)”, apresentou Sandra Machado, que destacou dentro do projeto o Ceará App, que já conta com mais de 1 milhão de usuários, 135 serviços e 4,5 de avaliação; e o Suíte, que é o sistema único integrado de tramitação eletrônica de documentos, que possibilita economia de recursos, transparência e facilidade na entrega das processos.

O Big Data Ceará, plataforma que integra as bases de dados do Governo, foi a terceira iniciativa apresentada no evento. Sandra destacou a ampliação da plataforma, com o Big Data Social.

Também participaram do seminário representando o Ceará, o secretário executivo de Gestão e Governo Digital da Seplag, Auler Gomes; o presidente e o diretor de operações da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), José Valdeci Rebouças e Osman Lima, respectivamente.

Sobre o evento

O seminário teve o objetivo de possibilitar trocas de experiências e fomentar o debate de forma a buscar uma harmonização de entendimento sobre o conceito de Conectividade Significativa para o Brasil, que tem como tripé o custo acessível; ambiente socialmente favorável para o uso da internet; e acesso ilimitado à banda larga em casa ou no trabalho.

As discussões buscaram ainda pautar a necessidade de promoção da Conectividade Significativa, em seus distintos aspectos, no centro da agenda de políticas públicas e regulação do setor de telecomunicações do Brasil, assim como engajar tomadores de decisão e técnicos do governo federal e dos governos estaduais, assim como a sociedade civil e os provedores de conectividade, na discussão de incentivos públicos para promoção da conectividade significativa à toda a população brasileira.

Mais informações sobre o evento