Porto Iracema das Artes realiza debate “Como retomar as políticas públicas para o audiovisual?”, com João Vieira Jr., Iris Sodré e mediação de Marcelo Ikeda

28 de abril de 2023 - 13:11 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A conversa marca o lançamento do projeto “Bússola”, uma série de encontros para debater Cinema e Audiovisual no Brasil sob a perspectiva da produção

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza o primeiro encontro do Projeto “Bússola – Caminhos Possíveis Para o Audiovisual no Brasil”, com o debate “Como retomar as políticas públicas para o audiovisual?”, com a presença de João Vieira Jr, Iris Sodré e mediação de Marcelo Ikeda. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, dia 3 de Maio, às 19h, no auditório da Escola.

João Vieira Jr

Neste encontro inaugural, a partir de uma parceria com o curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual, organizado e ministrado por Marcelo Ikeda, o foco do debate será a reconstrução do setor audiovisual, a recriação do Ministério da Cultura (MinC), a retomada do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras ações que impactam diretamente a produção audiovisual no Nordeste e no Ceará.

Bússola é uma realização do Cena 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema em parceria com o NAVE – Núcleo de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.

Marcelo Ikeda

Sobre o Projeto Bússola

“Bússola – Caminhos possíveis para o audiovisual no Brasil” é uma nova ação da Escola Porto Iracema das Artes que tem como objetivo promover encontros para discutir os rumos do audiovisual no Brasil e no Ceará, considerando as políticas públicas, a iniciativa privada e outras organizações do setor. A ideia é criar um espaço de reflexão e troca com produtores e profissionais do cinema e televisão sobre as necessidades da área, os mecanismos de acesso e estratégias para a viabilização de projetos audiovisuais, sempre em diálogo com as práticas atuais do mercado. Assim como uma bússola, que nos dá um norte e orienta, a intenção é compreender o campo com mais profundidade para saber não apenas como atuar e transitar por ele, mas também como gerar as tensões necessárias para transformá-lo.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza debate “Como retomar as políticas públicas para o audiovisual” com João Vieira Jr., Iris Sodré e mediação de Marcelo Ikeda na primeira edição do Projeto “Bússola”
Quando: quarta-feira, 30 de Maio, às 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público