Residência de Oftalmologia do HGF conquista primeiro lugar no Brasil na prova de especialistas

28 de abril de 2023 - 14:06 # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e foto

O exame concede aos profissionais a titulação de especialista e garante a continuidade do programa

A Residência de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conquistou o primeiro lugar geral no Brasil na edição de 2023 da prova do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O exame, aplicado anualmente, concede aos profissionais a titulação de especialista e garante a continuidade do programa.

“Esta foi a primeira vez que alcançamos o primeiro lugar na prova como instituição, além de termos também o primeiro lugar isolado por profissional, com uma de nossas residentes”, comemora o oftalmologista e preceptor da especialização no HGF Dácio Costa.

Seleção para Residência em Oftalmologista do HGF é realizada pela ESP/CE

Para o médico, o resultado positivo se deve a diversos fatores que estruturam o programa de residência da unidade, desde o processo de seleção – realizado pela Escola de Saúde Pública Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) –, até o conteúdo programático, com aulas teóricas e práticas, e um cronograma de provas que testam os conhecimentos dos profissionais durante todo o ano.

Costa também ressalta a qualificação dos preceptores, que estão sempre acompanhando os residentes, e o grau de complexidade dos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos no hospital. “Como não há um só ambulatório geral de Oftalmologia no HGF, o residente está sempre inserido em uma subespecialidade altamente específica, o que é uma grande oportunidade de conhecer os aspectos mais complexos [das patologias]”, afirma.

Primeiro lugar geral na prova na edição de 2023, a oftalmologista Marcela Aguiar aponta o período de residência no HGF como fundamental para o resultado no exame. “[A Residência em Oftalmologia] é um ambiente de muito aprendizado, com preceptores capacitados e sempre dispostos a nos ensinar; além de termos aulas todos os dias, com provas e discussões de artigos”, avalia.

Para Marcela, a tecnologia também é um destaque no ensino. Em 2020, o serviço de Oftalmologia do HGF recebeu novos equipamentos no ambulatório e no Centro Cirúrgico, incluindo dois microscópios de tecnologia alemã capazes de realizar cirurgias em 3D. “São aparelhos que nos auxiliam muito no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento dos pacientes”, enfatiza.