SRH e Cogerh recebem integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens

18 de maio de 2023 - 10:30 # # #

Ascom SRH - Texto e foto

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, e o diretor presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, receberam, na tarde dessa quarta-feira (17), os integrantes da coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Lívia Moreira, Clércia Bernardino e José Josivaldo. Participou também da reunião o analista de Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh, Elano Joca.

Na pauta, a implantação de sistemas de abastecimento hídrico de comunidades das áreas atingidas e circunvizinhança do Açude Castanhão, nos municípios de Jaguaribara e Jaguaretama. O secretário Ramon Rodrigues solicitou que fosse realizado um mapeamento das comunidades, para avaliar qual a melhor forma de atender as demandas. “O Governo do Ceará gerencia os recursos hídricos, fazendo uma “distribuição” da água através de diversificação da matriz hídrica. Existem comunidades no nosso estado atendidos por poços, outras por adutoras, sistemas de abastecimento e assim conseguimos atender todas as localidades. Então, é preciso fazer uma análise para encontrar a melhor solução para o problema”.

Os integrantes do MAB estiveram reunidos no Palácio da Abolição, no início da semana, com o governador Elmano de Freitas e com o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro. No encontro, foi discutido as políticas para beneficiar os atingidos, além do debate sobre projetos para a promoção do desenvolvimento econômico e social de comunidades afetadas por barragens e transposição de águas.

O presidente da Cogerh, Yuri Castro, destacou durante a reunião algumas ações que já foram realizados pelo Sistema Hídrico do Ceará em benefício das comunidades. “A Sohira, braço de obras da Secretaria dos Recursos Hídricos, já realizou a perfuração de poços na região, além de outras ações que já estão sendo estudadas. O governador Elmano não vai medir esforços para encontrar a melhor solução e a Cogerh, SRH, Sohidra e Funceme estarão disponíveis para ajudar, assim como a SDA e a Secretaria das Cidades”.