Circula Ceará tem encerramento em Camocim, com a presença da Secult e Funarte

23 de maio de 2023 - 16:35 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Simone Sousa - Foto

Depois de passar por 14 municípios cearenses em diversas regiões do estado, o projeto Circula Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao fim, com uma programação diversa e gratuita em Camocim. Até 27 de maio, a cidade será palco para diversas ações do Circula Ceará, incluindo a solenidade de encerramento no último dia, às 19h, na Praça do Amor, que contará com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella. Por mais uma edição, o Circula Ceará promoverá espetáculos de diversas linguagens artísticas, ações formativas e institucionais. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram, Secultceara e pelo site .

Promovendo uma programação cultural que acontece em equipamentos culturais e espaços públicos dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará tem levado ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará.

As ações do projeto nos municípios tiveram início em 2021. Por meio de chamamento público, a Secult Ceará selecionou artistas e grupos de todo o Estado para realizar a circulação. Ao todo, o projeto contemplou apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses.

Todas as regiões

A primeira edição do Circula Ceará finaliza agora nesse fim de semana na cidade de Camocim. O Circula Ceará passou pelas 14 regiões do estado do Ceará, contemplando diretamente 15 municípios, de todas as regiões do Estado, envolvendo mais de 140 artistas e grupos cearenses. Foram 1300 profissionais trabalhando de forma direta na operacionalização das 15 edições do Circula Ceará, e nós tivemos um público de mais de 25 mil pessoas. O Circula Ceará prova a sua importância na ativação, na mobilização e na possibilidade de que a cultura e a arte cearense sejam valorizadas, conhecidas e reconhecidas em todo o nosso território.

“Com muita satisfação, agradecemos muito a Funarte pela parceria e já estamos em diálogo sobre a possibilidade de termos novamente o apoio da Funarte para uma segunda edição do Circula Ceará. Sem dúvida, é um programa que precisa ser transformado em política pública porque ele responde a uma das grandes demandas da classe artística cearense, que é a circulação. Então, é com muita alegria que a gente anuncia a finalização desse primeiro ciclo, com a perspectiva e o planejamento de seguirmos fomentando e financiando ações e projetos de circulação cultural”, explica Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará.

Confira programação completa do Circula Ceará em Camocim
Sujeita a alteração

Sobre o Circula Ceará

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio, nesta edição, da Prefeitura Municipal de Camocim, com a parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Em Camocim, o Circula conta também com o apoio das equipes do Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC) Maestro Antônio Basílio, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), da Casa do Groove, da Secretaria de Cultura e Turismo de Camocim, Câmara Municipal de Camocim, e do IFCE – Campus Camocim.