Atendimento social de comunidade quilombola do Araripe recebe qualificação para fortalecer a cultura racial

24 de maio de 2023 - 15:21 # # # # #

Ascom SPS - Texto

Profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Saúde e Educação e residentes da Comunidade Quilombola Sítio Arruda, no município de Araripe, participam até amanhã (25), da I Semana de Fortalecimento da Cultura Étnico-Racial. Promovido pelo Programa Criança Feliz (PCF), da Secretaria da Proteção Social (SPS), e pelas secretarias estaduais da Educação e da Igualdade Racial, o encontro busca capacitar e integrar servidores e colaboradores estaduais e municipais, para atuarem em conformidade com a cultura, os costumes e demandas da comunidade quilombola.

A capacitação consta de palestras e oficinas, envolvendo secretários e agentes municipais do Programa Criança Feliz, e representantes quilombolas, na construção de estratégias de ações e políticas públicas antirracistas. Na manhã desta quarta-feira, o seminário prossegue com apresentações sobre letramento racial e reflexões sobre o trabalho social com famílias negras e de povos de comunidades tradicionais.

Educação escolar quilombola e a pedagogia do quilombo norteiam as exposições e debates da manhã de quinta-feira, prosseguindo, à tarde, com apresentações sobre os cuidados em saúde mental para o povo do quilombo do Araripe. “Esse é um projeto-piloto de fortalecimento da cultura étnico-racial no Ceará, que vimos construindo desde 2021, a partir da articulação da SPS, para inserção da equipe municipal do Criança Feliz no quilombo”, destaca a orientadora da célula de Promoção da Parentalidade e Educação Permanente na área da Infância e Família da SPS, Silvana Simões.

A secretária-executiva da Igualdade Racial, Martír Silva, destaca a intersetorialidade da ação, assim como a presença da comunidade quilombola nas discussões. “Foram dias, ações, oficinas, debates e palestras muito ricas no sentido do encontro com a comunidade. A comunidade quilombola esteve presente o tempo todo, na participação das oficinas, na visita à escola. São as comunidades tradicionais sendo diretamente envolvidas na perspectiva do que a ação pública será feita no interesse dessas comunidades e para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades”, destaca Martír. A secretária acrescenta que o serviço público é muito mais eficiente quando são reconhecidas as condições e histórias de cada comunidade.

O grande destaque na nossa ação está exatamente no desenvolvimento de ações conjuntas, é a interesotialdade de políticas da assistencia social, educação, e igualdade racial. é um momento que a gente realiza na prática, dentro as políticas públicas a tão sonhada trasnverdalidade. trabalhamos a perspectiva da proeção social,. da atenlção á primeira infância. essa promoção junto com as ações das políticas da educação.

Atualmente, a SPS acompanha, por meio do Criança Feliz, crianças e gestantes das 47 famílias da comunidade quilombola Sítio Arruda. O Criança Feliz atua nos 184 municípios cearenses.

No Ceará, existem 70 comunidades quilombolas distribuídas nos municípios de Tururu, Porteiras, Horizonte, Crateús, Aquiraz, Pacajus, Coreaú, Moraújo, Quiterianópolis, Tamboril, Tauá, Croata, Araripe, Novo Oriente, Quixadá, Baturité, Ipueiras, Salitre, Tamboril, Aracati. Destas, 42 já foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares.