Corrida de rua marca o anúncio de novos núcleos esportivos do programa Esporte Superação em Fortaleza

27 de maio de 2023 - 13:46 # # # #

Keiliane Gomes - Ascom SPS - Texto
Leiliane Gomes e Claudio Rocha - Ascom SPS - Foto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), realizou, neste sábado (27), a 1ª Corrida de Rua Esporte Superação, na avenida Beira Mar, em Fortaleza. A corrida integra as atividades do Esporte Superação, programa que trabalha socialização, integração e superação de desigualdades sociais por meio do esporte e do lazer, ao mesmo tempo em que trata de conceitos de cidadania e de formação da juventude. A realização da corrida contou com o apoio da Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece).

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, e a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, participaram do evento esportivo, ocasião na qual anunciaram 20 novos núcleos esportivos do programa em Fortaleza, 11 dos quais funcionarão em equipamentos sociais da SPS: nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS); em três ABCs; e no projeto Zona Viva, que será implantado em breve no Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu.

“Tivemos hoje aqui inúmeras pessoas que vieram se superar, muita gente encarando sua primeira corrida, então isso é um estímulo para que sigamos com atividades desse tipo. É um momento de celebrar a vida, celebrarmos nossa saúde, trazermos mais esporte para nossos jovens, especialmente porque essa é uma das políticas mais importantes para a prevenção da violência. Parabenizo toda a equipe da SPS e todos que fazem esse projeto acontecer”, destacou a primeira-dama Lia de Freitas.

Para a secretária Onélia Santana, o Esporte Superação é, sobretudo, um investimento no potencial da juventude cearense. “Além da corrida excelente em que todos fomos vencedores, hoje estamos comemorando também o aumento do recurso, em 30%, para o número de vagas deste programa em Fortaleza, concessão do governador Elmano de Freitas. Vamos alcançar oito mil inscritos nas ações do Esporte Superação e chegar a todos os bairros de Fortaleza”, ressaltou a titular da SPS.

A 1º Corrida de Rua Esporte Superação contou com aproximadamente quatro mil inscritos, entre corredores adultos e pequenos atletas, que fizeram o circuito infantil. A ação rendeu, ainda, a arrecadação de latas e pacotes de leite em pó, itens doados pelos corredores no ato do recebimento dos kits de corrida e que serão destinados ao programa Mais Nutrição. Os produtos serão distribuídos entre as entidades cadastradas que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atletas

De Paramoti, veio o primeiro colocado na Corrida de Rua Esporte Superação. “Há 10 anos participo de corridas, sempre pegando pódio, então estou muito feliz por vir participar da primeira edição desta corrida, parabenizo todos pela excelente organização e espero estar nas próximas”, afirmou Antônio Bala, que concluiu o percurso em 15 minutos e 40 segundos.

Ana Maria Ribeiro também corre há 20 anos, mas retornou hoje ao esporte, após seis meses parada. “Uma amiga me fez o convite e estou retornando junto da família, que veio me apoiar, estou revendo amigos e está sendo muito bom”, explica.

Já a jovem corredora Amanda da Silva explica que correr deixou de ser apenas diversão. “O esporte traz grandes benefícios para a nossa saúde. Agora eu corro porque me divirto mas também porque sei que faz muito bem”, reforça a menina de 13 anos.

O Programa

O Esporte Superação é um programa que leva atividades esportivas a diversos bairros de Fortaleza e Sobral. São quase seis mil beneficiários, com idades entre cinco e 29 anos, praticantes de esportes como futebol, handebol, karatê, muay thai e vôlei, além de capoeira, balé e ritmos entre outros.

O programa conta hoje com 111 núcleos de atendimento, sendo 101 em Fortaleza e 10 em Sobral. Em Fortaleza, o Esporte Superação contempla 33 bairros e oferta 16 modalidades esportivas. Em Sobral são oito bairros da cidade contemplados com as ações do programa. Nas duas cidades, são quase seis mil pessoas atendidas pelo Esporte Superação, com idades entre seis e 29 anos. O investimento anual no programa é de aproximadamente R$ 6 milhões.