Artesanato cearense marca presença em festival da Serra da Ibiapaba

7 de junho de 2023 - 10:59 # # #

Ascom SPS

Durante o evento, a CeArt realizará diversas ações voltadas para o fortalecimento do artesanato no Estado

O artesanato cearense estará presente no Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que acontece de 8 a 10 de junho, em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS). O festival chega à sua décima primeira edição com uma programação diversificada, que integra gastronomia, turismo, cultura e negócios, atraindo milhares de turistas e visitantes durante os três dias de programação.

“Promover e valorizar a cultura artesanal do nosso Estado em um evento que atrai milhares de turistas é muito importante para o desenvolvimento dessa produção de artesãos que sustentam famílias com um saber tradicional, sustentável e inclusivo, passado de geração em geração”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann.

Com o objetivo de cadastrar e capacitar os artesãos cearenses, durante um dos maiores festivais do Estado, a CeArt leva seus serviços ao evento. A CeArt Itinerante realiza emissão e renovação de identidades artesanais, credenciamento de artesãos, certificação de peças, palestras em parceria com o Sebrae e oficinas. A programação conta com duas oficinas ministradas por artesãos: no dia 8 de junho, às 13h30, modelagem na argila, com a artesã de Viçosa do Ceará, Vanuza Emídio, e no dia 10 de junho, às 14h30, trançado na palha de carnaúba, com a artesã de Tianguá, Irene Silva de Sousa. Os atendimentos acontecerão em uma carreta equipada estacionada em frente à Prefeitura Municipal, na Praça Clovis Bevilaqua.

Já no dia 9 de junho será realizado o Encontro com Artesãos da Serra da Ibiapaba com orientações sobre os benefícios do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará, informações sobre o Selo CeArt, palestra em parceria com o Sebrae e entrega de kits informativos. O encontro será no Teatro Pedro II, em Viçosa do Ceará.

Durante o evento, a CeArt também vai contar com um estande com a exposição e comercialização de peças do artesanato de diversas regiões do Estado.