Festejos juninos elevam em até 20% vendas de artesanato cearense

22 de junho de 2023 - 14:53 # # # #

Ascom SPS


São necessários dois meses de preparação para atender a demanda dos festejos de São João da Associação dos Moradores do Serrote e Adjacências, que trabalha com artesanato da palha da carnaúba, em Aracati. A procura já começa no final de maio, explica a presidente da Associação, Maria Helena Angelino. “De fevereiro a abril é muita chuva, então a gente começa a produzir em maio para encher a estufa e vender nos dois meses seguintes”, afirma. A estufa da comunidade comporta até 1.500 peças entre cestos, chapéus, peneiras e adornos para decoração.

Além da palha, os artesãos de argila também sentem o aumento da procura pelos produtos feitos de barro neste período de festas juninas. “No período que antecede os festejos dos três santos temos uma demanda de venda mais direcionada e de modo particular para o São João, acredito que um aumento de 20%”, avalia a artesã Antônia Lúcia Muniz, de Cascavel. As panelas de barro e os potes são alguns dos itens produzidos pela família Muniz, no município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nas lojas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), o consumo maior é de panelas de barro para servir e decorar as mesas com comidas típicas e artigos de palha para a decoração. “As palhas são muito solicitadas, tanto os chapéus como as bandejas para decoração. Com relação aos produtos de argila, são as panelas e os potes para servir aluá que saem mais”, afirma a gerente das lojas CeArt, Jacinta Capistrano.

O período de festejos juninos é uma oportunidade de valorizar a cultura nordestina como um todo, não só nas danças e comidas típicas, como também no trabalho artesanal, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann. “O artesanato é um trabalho que sustenta famílias com técnicas tradicionais do Ceará passadas de geração em geração e que deve ser valorizado como parte essencial da cultura cearense”, ressalta Liebmann.

A CeArt é uma ferramenta da Secretaria da Proteção Social (SPS) que trabalha o artesanato cearense como uma política de geração de emprego e renda a partir de saberes tradicionais e que promove a compra direta dos artesãos e a comercialização dos produtos certificados com o Selo CeArt. Tudo isso contribui para a sustentabilidade, competitividade e melhoria de renda e qualidade de vida do artesão, principalmente de mulheres.

No total, são 38,3 mil artesãos e 86 entidades artesanais cadastrados na Central de Artesanato do Ceará. Para comercializar esses itens, a CeArt conta, atualmente, com seis espaços físicos e um canal online.

Lojas CeArt

Loja Galeria Mestre Noza – Praça Luíza Távora – Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Piso Superior – Praia de Iracema
Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins – Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Serrinha
Shopping Aldeota – Av. Dom Luís, 500, Piso L2 – Aldeota
CeArt Cariri – Centro Multifuncional de Serviços de Juazeiro do Norte – Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro – Juazeiro do Norte
Loja CeArt Arena Romeirão – Av. Presidente Castelo Branco, 4464, Pirajá – Juazeiro do Norte
Na internet – Whatsapp: (85) 99247-4080 – Instagram: @ceartceara