Saúde do Ceará conta com 413 novos servidores empossados

29 de junho de 2023 - 21:28 # # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Ascom Casa Civil - Foto

Cerimônia reuniu concursados que atenderam à convocação de 600 nomes, realizada em maio, conforme definido em lei

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará. Com este lema, o governador Elmano de Freitas parabenizou os novos 413 servidores públicos da Secretaria da Saúde (Sesa), em cerimônia de posse nesta quinta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Também participaram do evento a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a senadora Augusta Brito; além de outras autoridades.

A posse cumpre a primeira etapa da incorporação dos 6.000 aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Elmano de Freitas ressaltou o verdadeiro marco histórico que é a chegada dos novos servidores. “O nosso povo precisa de uma rede pública de saúde cada vez mais forte para atender a demanda de todo o Ceará. É por isso a existência dos hospitais regionais, a importância dos nossos consórcios (de saúde pública), do nosso compromisso em fortalecer o setor da saúde cearense. Hoje é dia de muita felicidade, algo histórico. Tenho certeza que os novos servidores irão auxiliar nesse processo”, pontuou.

Tânia Mara Coelho comentou sobre a nova e desafiadora tarefa dos empossados da Sesa. “Sou servidora há mais de 20 anos com muito orgulho. Quero que vocês também sintam esse orgulho em servir ao povo cearense. Serão, como diz a música, dias de luta e dias de glória, mas o fundamental é estarmos juntos em nosso propósito”.

Ao todo, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023: além dos 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.

Realização de um sonho

Para Maria José de Aguiar, 32, a posse como servidora estatutária representa um sonho. “É um sonho para mim essa posse. Uma verdadeira conquista. Desde que tinha 15 anos de idade que eu tinha esse desejo de ser servidora. Queria agradecer a toda a minha família que me deu apoio e quero dizer que estou pronta para cuidar das pessoas e do Ceará, sempre fazendo meu melhor”, contou de forma emocionada.

Também empossado na cerimônia desta quinta-feira, Bruno Amancio, 36, estará lotado no Hospital de Messejana, em Fortaleza. “Sou técnico de enfermagem há 16 anos e hoje tomo posse no serviço público com muita alegria. Consigo isso depois de algumas tentativas e agradeço por essa oportunidade de servir ao povo cearense. Irei me dedicar bastante para contribuir com meu trabalho a todos aqueles que necessitarem”, exaltou.

Fortalecimento da saúde

A incorporação dos concursados como servidores foi objeto de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em abril deste ano. Antes, 689 profissionais tinham sido convocados. Em um primeiro momento, foram convocados analistas e assistentes de gestão da saúde, cargos que correspondem a áreas administrativas. Uma parte dos médicos e enfermeiros também foi chamada, além de técnicos de enfermagem, saúde bucal, patologia clínica, farmácia e radiologia.

A vinculação como estatutários amplia as atividades administrativas e fortalece os serviços de saúde prestados aos cearenses, reforçando o quadro da Saúde do Estado. Os profissionais serão lotados na Central da Sesa, e em unidades como os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana (HM), Infantil Albert Sabin (Hias) e Instituto de Prevenção do Câncer (IPC).