Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza encontros literários nesta quinta e sexta

12 de julho de 2023 - 15:46 # # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 13 e 14 de julho de 2023 o lançamento do livro “Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro”, de Lúcio Flávio Gondim, exibição do documentário “corpo de conto” e roda de leitura dos contos de Tércia Montenegro e sarau literário.

“Corpo de conto” é um dos produtos do projeto homônimo do IX Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará. A publicação da dissertação de Lúcio Flávio Gondim em forma de livro impresso se dá pela Editora Zouk e se debruça sobre a premiada produção de contos da escritora, professora e fotógrafa cearense Tércia Montenegro. O texto de Lúcio Flávio Gondim percorre os caminhos imagéticos dos corpos literários de Tércia sob as perspectivas do Erotismo, Espaço, Tempo, Gênero e Morte. Lúcio Flávio Gondim é artista; doutor em Letras pela Universidade Federal do Ceará; colunista do jornal O Povo e autor de artigos e capítulos de livros.

O texto é o primeiro estudo de longo fôlego sobre Tércia Montenegro e passeia por seus quatro livros de contos e uma dezena de participações da autora tanto em coletâneas de narrativas curtas como em publicações excepcionais suas em veículos de imprensa e/ou em revistas literárias. A dissertação se centra em cinco eixos de investigação da corporeidade: Erotismo; Espaço; Tempo; Gênero e Morte. As análises resultam em leituras multifocais dos contos, nas quais as mesmas narrativas são perscrutadas em capítulos distintos compondo um estudo literário em duplo comparativismo: as narrativas entre si e nas abordagens temáticas.

Ao fim, um corpo-sem-órgãos parece ser fotografado a partir da escrita de Tércia Montenegro. Nele, “a sabedoria do provisório” ensina, sem assumir um único lado, sobre a pluralidade humana e a capacidade constante de ser potente ainda que em sabida derrocada rumo à perda de si, formando-nos como sujeito-objeto que ficcionaliza narrativas do e para o/a Outro/a.

O projeto de Lúcio Flávio Gondim conta ainda com um documentário homônimo ao livro que mostrará os bastidores da pesquisa originária do livro e que conta com entrevistas, gravações e outros materiais sobre Tércia Montenegro cuja obra completa 25 anos em 2023. Os lançamentos com rodas de leitura e exibições das filmagens acontecerão na capital e no interior cearense ao longo do ano.

Serviço

Exibição do documentário “corpo de conto” e roda de leitura de contos de Tércia Montenegro
Data: 13 de julho de 2023
Horário: a partir das 19h
Local: Casa de Saberes de Saberes Cego Aderaldo
Endereço: Rua Pascoal Crispino,167, Centro de Quixadá

Lançamento do livro “corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro e Sarau Literário”
Data: 14 de julho de 2023
Horário: a partir das 19h
Local: Casa de Saberes de Saberes Cego Aderaldo
Endereço: Rua Pascoal Crispino,167, Centro de Quixadá