Bases do Samu 192 Ceará em Canindé e Caridade passam por melhorias

13 de julho de 2023 - 13:28 # # # #

Ascom Samu 192 - Texto

As Bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Ceará (Samu 192) de Canindé e Caridade passaram por melhorias estruturais. Nesta quarta-feira (12), foram realizadas as solenidades de entrega, que contaram com a presença de gestores do serviço. Os equipamentos receberam nova pintura, reparos na estrutura, novos móveis e sistema de refrigeração.

“A parceria do Samu 192 Ceará com a gestão municipal é muito importante. O Serviço tem um papel além de promover a saúde e ajudar na assistência, um papel social”, lembrou o superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho. Durante os dois eventos, o gestor agradeceu o trabalho dos profissionais pelo compromisso com o trabalho e atendimento prestado para salvar vidas da população cearense.

Jefferson Santos é técnico de enfermagem do Samu Ceará 192

O Técnico de Enfermagem da Base Polo de Canindé, Jefferson Santos, trabalha há três anos no Samu. Ele destaca que as melhorias aplicadas podem resultar em um melhor serviço para a população. “Ajuda no nosso dia a dia, pois podemos contar com um local mais confortável e trabalhar melhor”, disse.

Equipe de profissionais de saúde da base de Canindé

Em sua fala, a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará e destacou ainda o trabalho dos profissionais do Samu Ceará e a importância do Plantão de Cirurgias Eletivas, que está em curso no Estado.

A Base Polo de Canindé foi implantada em dezembro de 2013, mas o pleno funcionamento começou no início de 2014. Além deste município, outros três integram a base: Aratuba, Caridade e Itatira.

Em Caridade, a Base Satélite está em funcionamento há três anos e já atendeu mais de 722 chamados. A secretária da Saúde do município, Juacianne Cavalcante, destaca a importância do equipamento. “Essa regionalização do Samu Ceará permite um atendimento rápido em toda a nossa região. É a grande importância de ter esse equipamento no município”, destacou.

Gestores estiveram presentes na solenidade

Os eventos contaram ainda com a presença da diretora administrativo-financeira do Samu, Ana Cláudia; da gerente de Base de Canindé, Lindaiana Sá e de gestores municipais. também estiveram presentes profissionais de saúde, como a técnica de enfermagem, Nathiele Lopes. “Ser samuzeira é a realização de um sonho. Sou extremamente feliz profissionalmente no trabalho que faço, salvando vidas”, enfatiza.

Técnica de enfermagem da Base de Caridade, Nathiele Lopes

O Samu 192 Ceará tem gestão tripartite, que engloba as três esferas, Governo Estadual, Governo Federal e municípios. O Governo Federal fornece as ambulâncias, ao Estado cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.