CCC orienta cuidadores de pacientes que se alimentam por sonda

17 de julho de 2023 - 12:32 # # # # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC - Texto e foto

Pacientes que utilizam sonda para alimentação precisam de cuidados especiais para evitar engasgos e outros problemas. Para isso, a equipe de Nutrição da Casa de Cuidados do Ceará (CCC) trabalha em parceria com copeiros e cuidadores com orientações adequadas.

“Os pacientes que possuem indicação para uso da chamada Terapia Nutricional Enteral geralmente apresentam baixa aceitação de dieta pela boca ou então a alimentação via oral não pode ser oferecida devido a questões clínicas e fonoaudiológicas, sendo necessário o uso dessa terapia para suprir as necessidades do corpo”, explica Kelly Sales, nutricionista da CCC. A técnica consiste na utilização de sondas ou tubos de alimentação visando a oferta de nutrientes para tratamento de pacientes que não podem utilizar a boca para se alimentar.

Equipe de Nutrição da CCC atua em parceria com cuidadores e copeiros

Na rotina de trabalho, os profissionais da Nutrição realizam a triagem nutricional dos alimentos e assim definem a forma como essa alimentação será conduzida para, então, orientar os copeiros e cuidadores. Os copeiros são responsáveis por realizarem a entrega das dietas, enquanto os cuidadores são orientados a promover cuidados com a administração da dieta, para evitar possíveis complicações ao paciente, entre elas vômitos ou até mesmo a broncoaspiração, que é provocada pela entrada de substâncias nas vias respiratórias.

Lordinan Thé está há alguns meses como cuidador na CCC. Apesar de ter experiência como cuidador, foi no equipamento de saúde que ele aprendeu a manusear a sonda pela primeira vez. “Tive medo de demorar a aprender, mas consegui compreender no mesmo dia. Além disso, participo dos treinamentos para cuidadores toda terça-feira, pois sei que todo aprendizado nos faz crescer”, afirma.

Creuda é cuidadora de um paciente que faz uso de sonda para se alimentar

Creuda Ferreira também é cuidadora, mas está na CCC há apenas duas semanas. Ela já tinha conhecimento sobre manuseio da sonda na dieta, mas relata que o apoio da equipe multidisciplinar é fundamental durante o trabalho. “Para alimentar o paciente pela sonda, eu faço o manuseio sozinha. Já para troca e higienização, sempre conto com apoio da equipe da Casa e aciono quando tenho alguma dúvida”, diz ela.

Essas orientações e a parceria trazem benefícios não só aos cuidadores, mas também ao paciente. “Com isso, percebemos a independência, autonomia e segurança do familiar ou cuidador na administração da dieta e da água ao paciente, o que contribui para uma nutrição adequada e, consequentemente, uma reabilitação segura”, finaliza a nutricionista Kelly Sales.

A alimentação por sonda é uma das maneiras alternativas para que a pessoa consiga ingerir líquidos, alimentos e medicamentos, através de um tubo posicionado no estômago ou no intestino. O alimento pode ser utilizado de forma exclusiva ou parcial para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um.