Governo do Ceará inicia ações de mobilização para a edição 2023 do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa)

25 de julho de 2023 - 15:52 # # # # #

Ascom Cearaprev - Texto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) realizou, nesta quinta-feira (13), uma reunião com os representantes de recursos humanos das secretarias e órgãos da gestão estadual para apresentação da edição 2023 do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa). O objetivo do momento, conduzido pela Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), foi sensibilizar os técnicos na mobilização dos servidores estaduais, que estão próximos de ingressarem na aposentadoria, a participarem da edição do Pipa deste ano, que inicia em agosto.

O Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa), que tem como objetivo “minimizar os impactos decorrentes da transição para a nova fase de vida, contribui para que os servidores ingressem de forma confiante e orientada na aposentadoria”. Com a iniciativa, o Governo do Ceará reconhece a necessidade de o servidor público planejar a mudança que a aposentadoria impõe à sua vida e pensar o seu significado social.

“Precisamos pensar as pessoas no contexto familiar, na política e na área de atuação dentro de cada órgão. Nossos colaboradores passaram uma vida acolhidos na instituição pública e quando chega o momento da aposentadoria, muitas vezes, não sabem o que fazer. Por isso, é muito importante esse momento de preparação, de montar um novo projeto de vida”, pontua a coordenadora da Copai, Guirlanda Ponte.

Edição 2023

Neste ano, o Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria (Pipa) ganha novas estratégias. A abertura do projeto acontecerá no dia 4 de agosto com a conferência magna, no auditório da Seplag, de 8h às 12h, proferida por Lucia Franco, psicóloga que estuda as temáticas do envelhecimento e aposentadoria. As inscrições para este momento já podem ser feitas.

Em seguida, dia 8 de agosto, serão iniciadas as aulas do curso do projeto. A novidade deste ano é que as palestras acontecerão de forma virtual possibilitando o alcance de um maior número de servidores, de diversos municípios do Ceará.

Os módulos abordados no curso foram preparados levando em consideração uma pesquisa de satisfação feita junto aos participantes que já passaram pelo projeto. Com isso, entre outras temáticas, serão abordadas o uso das novas tecnologias, saúde e novos modos de vida, educação financeira, empreendedorismo, cultura, previdência social e impactos na aposentadoria. As inscrições serão divulgadas em breve.

Para a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, o Pipa é uma iniciativa que reforça que o Governo do Ceará valoriza e entende a importância dos seus servidores. “Esse projeto é uma forma de demonstrar ao nosso servidor que o Estado se preocupa com a sua carreira e quer vê-lo feliz e preparado, quando julgar necessário sair da instituição. É uma forma de cuidar, de apresentar subsídios para que cada servidor esteja confortável em tomar a decisão pela aposentadoria no momento certo”, destaca a secretária.

Além do novo formato, o Pipa ganha, nesta edição, importantes parceiros para sua execução, como a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev).