Ceará Sem Fome: Primeira-dama e Faculdade CDL discutem oferta de bolsas de graduação para jovens em situação de vulnerabilidade social

4 de agosto de 2023 - 15:54 # # #

span>Aline Freires - Ascom Gabinete Primeira-dama - Texto e fotos

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, recebeu o superintendente da Faculdade CDL, Lourenço da Mata, na manhã desta quinta-feira (3), com o intuito de tratar os primeiros pontos acerca das ações específicas dispostas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, durante a assinatura do Acordo de Cooperação do Pacto por um Ceará Sem Fome. O momento também contou com a secretária da Juventude, Adelita Monteiro, e sua chefe de gabinete, Aline Alcoeres; o secretário da Infância, Família e Combate à Fome da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti, o coordenador do programa Ceará Sem Fome, Cícero de Oliveira, e o gerente de Comercial e Marketing da CDL, Leandro Farnese.

Durante o encontro, o superintendente Da Mata, e o gerente de Comercial e Marketing da CDL, Leandro Farnese apresentaram à primeira-dama Lia de Freitas um projeto em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), que oferece 1.045 bolsas com descontos entre 50% a 100% em cursos de graduação.

A primeira-dama reforçou que o envolvimento de novas pastas será fundamental para que essa parceria chegue aos jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles que estão na rede pública de ensino. “Esse projeto já foi iniciado em 2022. Teve pouca adesão de jovens, então agora com a soma de outras secretarias, trabalharemos a inclusão socioeconômica desses jovens. E agora, nós encaminhamos uma próxima reunião para setembro, para organizar a divulgação do projeto, que agora terá um aditivo com essas novas secretarias, como a da Cultura, do Esporte, de Mulheres, de Juventude, de Povos Indígenas, de Diversidade e de Igualdade Racial”, pontua.

O ingresso desses jovens no mercado de trabalho também foi um assunto debatido na reunião. “Nós estamos trabalhando também a garantia de eles não só se inscrevam no curso, mas que tenham também a garantia de uma reserva de vagas no varejo, para que eles possam ser bolsistas ou mesmo empregados. A partir disso, que eles possam pagar parte dessa bolsa e concluir curso. Então, estamos muito animados, porque isso é o Pacto por um Ceará Sem Fome”

O superintendente da Faculdade CDL Fortaleza, Lourenço da Mata, revelou que agora a instituição avaliará a possibilidade de ampliação das vagas. “A Faculdade CDL vai estudar agora a possibilidade de ampliar essas vagas. Talvez aumentar a vaga de 100% para oportunizar ainda mais os estudantes do ensino médio a frequentar a faculdade. Além disso, vamos viabilizar também a possibilidade de determinar uma quantidade de vagas de emprego e estágio para esses jovens, que muitas vezes vai para a faculdade, mas não possui o tíquete para pagar o ônibus ou a própria refeição. Então, vamos tentar viabilizar junto aos empresários”, finalizou.