CEE e Instituto Centec reforçam parceria

7 de agosto de 2023 - 11:20 # # # #

Ascom CEE - Texto e Foto

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) reforçam a parceria em prol da educação profissional no Ceará. O acordo foi definido durante reunião entre a presidente do CEE, professora Ada Pimentel, e o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, na sexta-feira (4). Também participaram do diálogo a vice-presidente do CEE, professora Lúcia Veras, e a assessora da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Instituto Centec, Vanessa Lima.

No contato com a direção do CEE, Acrísio Sena destacou a experiência do Conselho na área da educação e apresentou demandas do Instituto Centec, Organização Social (OS) que é centro de referência em educação profissional e atua em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvendo um trabalho que vai desde a formação inicial e continuada de jovens até a pós-graduação, com foco em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado. O Instituto Centec também atua na gestão de pessoal das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEPs) cearenses. Atualmente, são 135 escolas distribuídas no Ceará, com 1.262 professores e 62 mil alunos.

“A ideia é trazer as escolas profissionalizantes para os grandes desafios da atualidade, com base nas tecnologias emergentes, sobretudo a inteligência artificial, além das energias renováveis, como energia solar, energia eólica e o hidrogênio verde”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Centec, enfatizando a importância da formação de professores nessas novas áreas de conhecimento e mercado. “Contamos com o CEE ao nosso lado nessa empreitada”. A presidente do CEE aproveitou para reiterar a missão do órgão de normatizar, deliberar, acompanhar e avaliar o Sistema Estadual de Ensino do Ceará para o desenvolvimento da educação com qualidade e equidade.

A parceria do CEE com o Instituto Centec também passará pela assessoria para formalização de processos relacionados a credenciamento e recredenciamento de instituições e reconhecimento de cursos e, ainda, na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas de informática, bem como a disponibilização de espaços para eventos de pequeno e médio porte.