Regionalização: Setur inicia treinamentos com trade e secretarias municipais para uso de ferramentas

8 de agosto de 2023 - 15:55 # # #

Ascom Setur - Texto

Com objetivo de sensibilizar e mobilizar o trade turístico para aderir ferramentas de credenciamento e monitoramento da atividade, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) iniciou este mês uma série de treinamentos virtuais. A iniciativa faz parte da política de interiorização do turismo cearense, traçada como uma das metas de gestão da pasta.

O primeiro encontro, que ocorreu dia 3 de agosto, contou com a participação de representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí, além de empreendedores, agentes e empresários da região. O município do Litoral Leste do estado conta com potencial para desenvolvimento da atividade turística, sendo reconhecido como terra da lagosta, falésias, dunas e piscinas naturais.

Entre as ferramentas apresentadas esteve o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Gerenciada pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o órgão oficial de turismo do estado, a plataforma é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, tais como Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

A intenção, de acordo com a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, é trabalhar pela formalização e segurança não só do trade como também dos turistas. “É uma plataforma onde o visitante consegue avaliar a regularidade do serviço prestado. Ou seja, é uma fonte de pesquisa para o turista encontrar informações corretas sobre meios de hospedagens e o trabalho de guias profissionais, por exemplo. Além disso, o serviço garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados”, frisa Yrwana.

Entre os benefícios ofertados aos cadastrados está o acesso a financiamentos diferenciados; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações tanto da Setur como do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.

Outras ferramentas

O Boletim de Ocupação Hoteleira (OH) e a Ficha Nacional de Registro de Hospedes (FNRH) foram outras duas ferramentas importantes apresentadas aos participantes da capacitação. A partir delas, é possível monitorar e coletar diversos dados.

Para que seja gerado o relatório consolidado da ocupação hoteleira do destino, é necessário que os empreendimentos solicitem dos seus clientes o preenchimento correto das informações que constam na FNRH. Nome, profissão e nacionalidade são alguns desses dados solicitados.

Após o preenchimento, é necessário que o hoteleiro lance no sistema as informações, bem como as entradas e saídas dos hóspedes para que, a partir do 5º dia útil do mês subsequente ao de referência, seja gerado um levantamento.

Responsável por chefiar a pasta do Turismo e Cultura em Icapuí, Riana Rocha, agradeceu e parabenizou a parceria com a Setur que resultou na iniciativa. Segundo ela, a capacitação é importante para o desenvolvimento do setor turístico na região. “A formalização e o conhecimento do setor são de suma importância para que a possamos guiar nossos passos e subsidiar o Governo do Estado, por meio da Setur, a desenvolver nossa atividade que é tão importante para a economia com a sua geração de emprego e renda”, finaliza a secretária.