Porto Iracema das Artes recebe a pesquisadora Leda Maria Martins em aula inaugural do LabX 2023

11 de agosto de 2023 - 11:05 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e Foto

Além de possibilitar conexões estéticas e aproximações entre artistas e linguagens artísticas, o LabX, evento anual promovido pela Escola Porto Iracema das Artes — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), conta com o objetivo de apresentar os projetos aprovados para a 11ª edição dos Laboratórios de Criação. O LabX 2023 ocorre entre os dias 15 e 18 de agosto, de terça a sexta-feira, a partir das 14h, de forma virtual, com transmissão pelo Youtube da Escola e com acessibilidade em Libras. A aula inaugural, na terça (14), às 14h, será ministrada pela pesquisadora, poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins.

Intitulada “Nos Espirais da Criação”, a aula de Leda Maria Martins pretende trazer breves reflexões sobre o tempo e as temporalidades múltiplas numa perspectiva espiralar. A pesquisadora trará provocações em torno dos temas de transcriações, enunciações, corporeidades e subjetivações. O objetivo é propôr reflexões a partir desses lugares de forma a emergir possibilidades para pensarmos os atos de criação e de liberdade que nos convocam ao gesto poético da composição e do imaginário.

Após quatro meses de avaliação, o processo seletivo para a 11ª edição dos Laboratórios de Criação chegou ao fim no dia 7 de agosto, com a divulgação do resultado final. Ao todo, foram recebidas 406 inscrições válidas entre projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Como nos anos anteriores, foram adotadas políticas afirmativas e metade dos projetos e pessoas artistas selecionadas são do interior do Ceará e 50% das vagas, em todas as áreas, foram destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre Leda Maria Martins

Leda Maria Martins (Rio de Janeiro – 1955). Poeta, ensaísta, dramaturga, professora, rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pesquisadora das áreas de teatro, performance, literatura e culturas populares da diáspora africana, seu trabalho é dedicado ao reconhecimento e valorização da arte e dos saberes negros em suas múltiplas expressões e afetações. Em 1977, gradua-se em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No ano seguinte é aceita para o mestrado em Artes pela Indiana University, nos Estados Unidos, experiência que lhe rende um olhar aguçado sobre as questões raciais das sociedades de base escravista das Américas. Desenvolve pesquisa sobre a obra do autor e dramaturgo gaúcho Qorpo-Santo (1829-1883) , trabalho que é concluído no ano de 1981.

De volta ao Brasil, e já atuando como professora na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna-se doutora em Estudos Literários pela UFMG em 1991, com investigação sobre a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN), criado pelo ator e dramaturgo Abdias Nascimento (1914-2011) e por sua companheira à época, a educadora e ativista Maria de Lourdes Vale Nascimento (1924-1995); faz aproximações do TEN com o Black Drama, o Teatro Negro estadunidense. Nos anos seguintes, realiza pesquisas de pós-doutorado em universidades nacionais e internacionais, e se torna, em 1993 professora da UFMG, profissão que exerce até a sua aposentadoria, em 2018.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes recebe a pesquisadora Leda Maria Martins em aula inaugural do LabX 2023
Quando: terça-feira, 15 de agosto, às 14h
Onde: Youtube da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público