Governo do Ceará entrega à Embratur livro “Zoneamento de Observação de Aves do Ceará”

19 de agosto de 2023 - 11:12 # # # #

Ascom Sema

Na tarde desta sexta (18), na residência oficial, o governador do Estado, Elmano de Freitas, entregou ao presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o livro “Zoneamento de Observação de Aves do Ceará”. A obra é o primeiro produto do sub-projeto 3 do Inovafauna, “Birdwatching no Ceará: a fauna que gera renda”, desenvolvido o pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, explicou que esse é o primeiro passo no desenvolvimento de ações para a promoção e gestão do turismo de Observação de Aves (OA), no Ceará, de forma sustentável e economicamente rentável. “Possuímos um potencial gigantesco, com uma alta biodiversidade, com aves ameaçadas de extinção e endêmicas da região, e o livro já apresenta áreas prioritárias de incentivo à atividade, a exemplo de Icapuí, Chapada do Araripe e Maciço de Baturité”. Também presentes ao evento, ao lado da secretárias estaduais de Turismo, Yrwana Albuquerque, e da Cultura, Luísa Cela; além do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do deputado estadual Romeu Aldigueri e do biólogo Hugo Fernandes, um dos autores do livro e integrante do programa Cientista Chefe Sema/Funcap.

A Observação de Aves, conhecido também como birdwatching, é uma atividade relacionada ao turismo ecológico e nos últimos anos vem ganhado um impulso muito grande no Brasil. No Ceará, não é diferente. Começamos com o projeto de Educação Ambiental Vem Passarinhar, em 2019, no Parque Estadual do Cocó, com essa atividade que caracteriza-se por uma intensa conexão do observador com o ambiente natural.

Neste contexto, o Ceará pode se considerar privilegiado enquanto local para esta prática. É preciso incentivar a formação e treinamento de guias locais especializados na avifauna, para que a demanda possa ser ofertada e atendida. Ademais, é sabido que um dos melhores parceiros da gestão de áreas protegidas, a exemplo das Unidades de Conservação (UC), são os observadores da fauna, mais especificamente o observador de aves. Esses cidadãos são aliados diretos da conservação da natureza.

Hugo Fernandes adianta que “estamos entregando um produto que busca fornecer informações e direcionamentos atualizados sobre as potencialidades do estado para essa prática sustentável”. Para isso, o livro determina áreas prioritárias de incentivo à atividade. No Maciço de Baturité, por exemplo, está o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, cujo Plano de Manejo, já prevê a atividade de observação de aves. O Revis, juntamente com a APA da Serra de Baturité e o Parque Estadual do Pico Alto, formam um mosaico de Unidade em Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A alta biodiversidade nas regiões, o índice de observadores de aves, guias atuantes e organizações da sociedade civil na conservação de aves foram fatores decisivos para a escolha dessas áreas prioritárias. Essas áreas receberão os primeiros cursos de capacitação de condutores de aves ministrados pela equipe do Inovafauna.

O livro ”Observação de Aves do Ceará”, está disponível, no formato eletrônico, e pode ser acessado clicando aqui.