Governo do Ceará mostra potencial em maior evento latino-americano de energias renováveis com foco no hidrogênio verde

30 de agosto de 2023 - 10:48 # # # # #

Ascom Adece - Texto e Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em parceria com o Complexo do Pecém e a ZPE Ceará, vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participa, entre os dias 29 e 31 de agosto, do The Smarter E South America, maior polo latino-americano de inovações para o novo mundo da energia. No evento, que acontece em São Paulo, Estado apresenta o potencial cearense para receber investimentos em energias renováveis com foco no hidrogênio verde.

Em conjunto com a conhecida feira e congresso Intersolar South America, e duas outras feiras de energia – ees South America e Eletrotec+EM-Power South America, mais a exposição especial Power2Drive –, The smarter E South America cria um espaço para todas as áreas essenciais da cadeia de valor e toda interação entre elas. O evento congrega protagonistas internacionais do futuro energético nos mais influentes mercados do mundo.

“O movimento para concretizar um hub de hidrogênio verde no Estado foi abraçado pelo governador Elmano  e, mais uma vez, o Ceará está à frente dos demais estados do País mostrando em um evento desse porte nossos potenciais para atrair empresas de enrgias renováveis, especialmente no setor do hidrogênio verde, uma inovação desta edição do evento. Somos o único da federação a contar com um stand, assim como no ano passado”, comenta o presidente da Adece, Danilo Serpa.

Com a presença dos principais players do mercado, o evento conta com mais de 500 expositores e, neste ano, a expectativa é de um público recorde de 50 mil visitantes, superando a edição do ano passado, quando 44 mil pessoas estiveram na feira durante os três dias.

Hub de Hidrogênio Verde

O Ceará detém amplo potencial para a geração de energia renovável, fator primordial para viabilizar o desenvolvimento de um mercado de hidrogênio verde. Tendo em vista a capacidade instalada e o potencial de novas instalações de fontes renováveis eólicas ou fotovoltaicas, um ambiente favorável para negócios é encontrado no Estado, especialmente no Complexo do Pecém. O local é apropriado para o desenvolvimento da cadeia de produção, distribuição, armazenagem e transporte de hidrogênio verde. Os incentivos ficais são outro diferencial do Ceará.

Até o momento, 32 Memorandos de Entendimento e três pré-contratos já foram assinados entre o Ceará e as empresas interessadas em instalar no Complexo do Pecém, mais especificamente na Zona de Processamento e Exportação, plantas para a produção e distribuição de Hidrogênio Verde.