DoCEntes: Estado reúne profissionais da educação para trocar experiências sobre aprendizagem e equidade na educação pública

13 de setembro de 2023 - 23:28 # # #

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Foto

O encontro proporciona reflexões em torno de tópicos essenciais à educação cearense

O Seminário DoCEntes 2023 começou nesta quarta-feira (13) e, como destacou a professora Clicia Flores, da Escola de Ensino Médio Joaquim Josué da Costa, em Senador Pompeu, o evento é um espaço essencial de vivência, proporcionado pela Secretaria da Educação do Ceará. “Aqui, temos a oportunidade de nos sentirmos cuidados, valorizados e, ainda, de acompanhar tudo o que a Seduc tem feito nas nossas escolas, com programas e projetos que dão aos nossos alunos a oportunidade de uma aprendizagem equânime”.

A programação desta quinta edição do Seminário DoCEntes tem como tema central “Aprendizagem e equidade: contribuições dos saberes docentes” e segue até esta quinta-feira (14), com palestras, colóquios temáticos, exposição de trabalhos, atrações artístico-culturais e apresentação de livros. A abertura do evento contou com as presenças do governador em exercício, Evandro Leitão, e da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.

Ao mencionar ser filho de pai e mãe professores, o governador em exercício, Evandro Leitão, reforçou seu reconhecimento aos profissionais da educação. “Eu valorizo demais os professores porque entendo e compreendo a dedicação e o empenho de cada um. Sou filho de pai professor e de mãe professora”.

O governador em exercício seguiu sua fala citando o histórico de mudança da educação do Ceará e alguns dos excelentes resultados da área. “Hoje, a nossa Educação é destaque no mundo. São muitos os interessados em saber o que o Ceará tem feito pela educação pública. Aqui, a gente vê uma trajetória de crescimento e de desenvolvimento que nos orgulha. De Ensino Médio, conforme a edição 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ceará tem 23 escolas entre as 100 melhores do Brasil. Com relação ao Ensino Fundamental, o Ceará tem 30 municípios e 87 escolas no ranking dos 100 melhores resultados do Brasil nos anos iniciais. E são vocês os principais atores e atrizes de todo o processo de evolução educacional que o Ceará passou e está passando”, finalizou.

O tema escolhido para o seminário deste ano tem alinhamento com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma a necessidade de oferecer uma educação de qualidade, visando à inclusão, à equidade e ao acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Tendo isso como base, o Ceará reconhece a necessidade de buscar nas experiências dos docentes, construídas durante o tempo, alternativas para a construção de futuros mais equânimes para a educação, sobretudo, para os mais vulneráveis, que têm no acesso à educação pública uma alternativa para superar as desigualdades.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, reconheceu o compromisso dos professores com a educação pública de qualidade, dizendo: “A professora, o professor, é encantamento, é missão, é amor. Sabemos da missão de ser professor, de construir conhecimento no chão da sala de aula, com crianças, com jovens. A escola é um lugar de sonhos e esses sonhos passam pelas nossas mãos, pelas mãos de vocês”.

Ela reforçou, ainda, o propósito do seminário de trocar experiências e aprendizados. “Aqui, a gente vê a troca, a interação, a gente acompanha o que foi construído pelo trabalho de cada professora e de cada professor do nosso estado, a partir das experiências do dia a dia em sala de aula”.

Recomposição e melhoria da aprendizagem na escola

A professora de espanhol Dayna Silva veio de Itapipoca para participar pela primeira vez do seminário. Para ela, esse é um momento de trocar vivências. “Eu vou apresentar uma experiência tendo como base a recomposição da aprendizagem. No pós-pandemia, tivemos que lidar com o baixo rendimento dos alunos. Sabemos que esse foi um período de dificuldades e, por isso, passamos a trazer de volta, em sala de aula, associado a conteúdos do cronograma atual, assuntos, temas, abordagens, que avaliamos como os mais deficientes entre os alunos devido à temporada em casa. Assim, melhoramos o rendimento de aprendizado”.

Essa vivência mostra o quanto os professores têm se pautado nas necessidades dos alunos para impulsionar diariamente os estudos de sala de aula. O professor de Física Ricardo Marques, de Iguatu, também trabalha com foco na recomposição escolar e estará, assim como Dayna, apresentando no seminário suas ações nessa área.

“A partir dos resultados de uma avaliação de diagnóstico educacional, observamos pontos críticos e passamos a pensar como poderíamos superá-los”. Ele conta que, na prática, foi definido um período de 15 dias para focar em determinado conteúdo identificado como crítico.

“Ao final desse processo, os alunos passam por uma avaliação, tendo como foco o que foi estudado nos últimos dias. Se o resultado for positivo, seguimos para trabalhar um próximo tema. Se o resultado for negativo, retomamos o conteúdo até a melhoria do aprendizado”, explicou Ricardo. Dessa forma, o professor garante que os alunos estão realmente aprendendo e ampliando o seu rendimento escolar presente e futuro.

No comparativo entre a primeira e a segunda avaliação diagnóstica, Ricardo relatou que as melhorias foram comprovados. “Tiramos mais de 40 alunos de um nível muito crítico e o nosso próximo passo é aumentar esse número com resultados satisfatórios”.