Cozinhas do Ceará Sem Fome alimentam mais de 5.500 pessoas em Fortaleza e Região Metropolitana

15 de setembro de 2023 - 14:33 # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Ação já abrange outros municípios como Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Trairi

Iniciativa do Governo do Estado, as cozinhas do Programa Ceará Sem Fome alimentam, atualmente, mais de 5.500 pessoas em Fortaleza e Região Metropolitana. Nesta sexta-feira (15), o governador do Ceará em exercício , Evandro Leitão, visitou a unidade administrada pela Associação Moradores do Henrique Jorge. A primeira-dama Lia de Freitas também participou da visita.

Evandro Leitão destacou o número de refeições diárias já distribuídas, mas ressaltando a perspectiva de crescimento para os próximos dias. “Estamos entregando hoje à 55ª cozinha. É um dia extremamente especial. Com esse grande Programa Ceará Sem Fome, além de outras ações, o Governo do Ceará seguirá neste objetivo do combate à fome”, disse.

Com 55 unidades em funcionamento, a ação agora também abrange os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Trairi. A meta é chegar a 1.298 unidades em todo o Ceará, com 100 mil refeições diárias.

Lia de Freitas salientou as parcerias feitas através do Programa Ceará Sem Fome para aqueles que mais precisam possam ser auxiliados. “Tenho a certeza que o Governo do Estado está no caminho certo ao realizar parcerias com a sociedade civil neste desafio do combate à fome. Esse movimento de união em prol desta luta é fundamental”, afirmou.

O foco das cozinhas comunitárias é atender principalmente aquelas pessoas que estão em insegurança alimentar grave, mas que não foram selecionadas para receber o cartão Ceará Sem Fome.

Gratificante

Teresa Maria, 56, é dona de casa e moradora do bairro Henrique Jorge. Ela recebe uma marmita por dia desde o início das atividades da cozinha comunitária próxima de sua residência. “Antes desse programa, a situação não estava legal. Mas sempre acreditei que as coisas iriam melhorar. Hoje estou muito feliz e só posso agradecer por tudo isso”, comentou.

Costureira há muitos anos, Sula Souza, 57, resolveu assumir a responsabilidade de tocar a cozinha comunitária do Henrique Jorge. “Já tive algumas experiências com a cozinha, além do trabalho de casa. Ajudar aqueles que precisam é um prazer a mais. Tudo isso é bastante gratificante”, revelou.