Residências em Saúde: ESP-CE oferta mais de 750 vagas em novos processos seletivos

21 de setembro de 2023 - 11:07 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto
Elon Nepomuceno - ESP-CE - Foto

As inscrições dos processos seletivos terão início nesta quinta (21) e sexta-feira (22), via site do Ares

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia, nestas quinta-feira (21) e sexta-feira (22), as inscrições para os processos seletivos dos programas de Residências Médica e Multiprofissional, respectivamente. Ao todo, 757 vagas estão previstas. O certame é coordenado pela pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do projeto de Apoio às Residências em Saúde (Ares).

Para o programa de Residência Médica (Resmed) serão disponibilizadas um total de 340 vagas em três diferentes modalidades de ingresso: Acesso Direto (241); Pré-requisito (51); e Anos Adicionais (48).

As inscrições da Resmed podem ser feitas a partir desta quinta-feira (21) e seguem abertas até as 18 horas do dia 2 de outubro de 2023, pelo site do Ares. As matrículas dos aprovados deverão ocorrer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024. Resolução de dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contato@resmedceara.ufc.br.

A gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, destaca o fluxo de interiorização das vagas ofertadas pela autarquia. Segundo a gestora, a instituição distribui vagas para médicos residentes nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Iguatu e Tauá.

“Esse novo edital traz duas grandes novidades. A primeira é que Tauá passará a contar com um programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Já a outra é a continuidade da oferta do programa de Medicina do Esporte, disponibilizado, inicialmente, no semestre passado, por meio do processo seletivo extemporâneo”, destaca.

Demais vagas

Para o programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Resmulti) são ofertadas 413 vagas. Desse total, 136 destinam-se ao componente hospitalar e 277 estão reservadas ao componente comunitário da iniciativa. As inscrições iniciam em 22 de setembro e seguem até as 18 horas do dia 6 de outubro também pelo site do Ares.

O edital de seleção contempla 11 áreas da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. O período letivo da XI turma está previsto para começar em março de 2024. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contatoresmultice@gmail.com.

“Estamos ofertando 11 programas na modalidade Multiprofissional e um Uniprofissional, com 11 categorias profissionais. Esses candidatos precisam ter concluído a graduação e serem inscritos no conselho de classe na sua categoria profissional para concorrer na seleção”, detalha Jamisse Araújo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE.

Processo seletivo

A seleção, tanto dos programas de Residência Médica quanto Multiprofissional, será composta por duas etapas. A primeira ocorrerá por meio de exame escrito de múltipla escolha e a segunda consistirá em análise curricular com o envio dos respectivos documentos comprobatórios dessa fase do certame.

Campo de prática

Centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Rede Sesa, é um dos principais responsáveis pela qualificação dos profissionais no Estado, contando com a oferta de programas de Residência Médica e Multiprofissional em parceria com a ESP/CE.

“Considerados enquanto especialização, os programas de Residência Médica e Multiprofissional são uma possibilidade de os profissionais ao terminarem seus cursos, obterem um título de especialista exatamente na área em que desejam atuar”, afirma Jaime Benevides, coordenador de Residência Médica (Coreme), ressaltando a média de 170 médicos formados anualmente pelo hospital.