Instituto Centec leva qualificação profissional a comunidades quilombolas do estado

22 de setembro de 2023 - 09:33 # # #

Ascom Centec - Texto e foto

Levar formação profissional a todos os cantos do Ceará é o que move o Instituto Centec, que tem investido cada vez mais em novos cursos, na abertura de novos CVTs e na parceria com instituições que, também, realizam os cursos do instituto onde não há CVTs. Pensando nisso, o Centec, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), firmou parceria com a Associação dos Quilombolas de Tamboril e Horizonte para levar capacitação profissional para dentro das comunidades desses municípios.

A iniciativa visa permitir o acesso à formação profissional de qualidade dentro das comunidades quilombolas, onde, na maioria das vezes, não teriam como se deslocar até uma unidade de CVT. Além disso, atende uma demanda das próprias comunidades de inserção no mercado de trabalho conforme a vocação local.

“A educação para qualquer comunidade é de fundamental importância e o Centec está levando qualificação profissional para comunidades quilombolas, muitas vezes esquecidas pela sociedade, uma população negra marginalizada, com uma disparidade de empregabilidade gigante no cenário atual. Os cursos se desenvolvem com a participação de toda a comunidade, garantindo que elas aprendam uma profissão, tendo a oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou, até mesmo, possam empreender, fortalecendo a renda local e familiar”, ressalta Acrísio Sena, presidente-diretor do Instituto Centec.

Atualmente o Instituto Centec está presente nas comunidades quilombolas de Encantados do Bom Jardim, em Tamboril, e Alto Alegre, em Horizonte. Em Tamboril, está sendo realizado o curso profissionalizante de Manutenção Mecânica em Motocicletas e após o término a comunidade dará início ao curso de manutenção de celular. Já em Horizonte a comunidade está recebendo qualificação em Costura.

“A parceria com o Centec e CVT de Santa Quitéria só veio nos ajudar e fortalecer a formação profissional da nossa comunidade, uma vez que a profissionalização nos ajuda a conseguir melhor remuneração, fortalece as comunidades quilombolas do nosso município e dá visibilidade a nossa existência. Que venham outros cursos e que possamos estender essa parceria para outras comunidades quilombolas” relatou o Renato Baiano, presidente da Associação Quilombola de Tamboril.

Estar presente em comunidades de povos originários, como os quilombos, é uma grande conquista para o Instituto Centec, que leva os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para locais onde o acesso à educação profissional de qualidade é quase inacessível. A ideia é formar parcerias com mais comunidades quilombolas do estado e com os povos originários indígenas para que essas comunidades recebam qualificação profissional adequada às suas demandas, fortalecendo ainda mais o papel do Centec como um agente de transformação educacional positiva no cenário estadual.

Além disso, está sendo articulado junto à prefeitura de Tamboril a instalação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município, visto que o mesmo é atendido pelo CVT Santa Quitéria, para que possam ser realizados outros cursos e seja ampliada a parceria com o município e a Associação Quilombola.