Castelão deve ser sede de projeto brasileiro para a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

28 de setembro de 2023 - 16:43 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner e Tiago Stille - Fotos

                    Convite oficial foi entregue pela CBF, nesta quinta-feira (28), ao governador Elmano de Freitas

Equipamento do Governo do Ceará, a Arena Castelão recebeu convite, nesta quinta-feira (28), para ser uma das sedes do projeto brasileiro para a Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027. O convite foi entregue para o governador Elmano de Freitas pelas mãos do secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alcino Rocha.

Elmano de Freitas garantiu apoio total do Governo do Ceará para receber um evento de tamanha magnitude como a Copa do Mundo Feminina. “Nós temos todo o interesse para fazer o que for necessário para receber esse evento. O futebol pode ser um ótimo propulsor para que nossas mulheres sejam protagonistas. Como movimento cultural, acredito que isso tenha um valor importante”, disse.

Além de Fortaleza, o projeto brasileiro para a Copa de 2027 conta com outras nove cidades-sede: Recife e Salvador, no Nordeste; Porto Alegre, no Sul; Manaus, no Norte; Cuiabá e Brasília, no Centro-Oeste; Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.

De acordo com a vice-governadora Jade Romero, o Ceará receber tal convite é algo simbólico para um governo estadual que luta pela equidade de gênero. “Esse convite é visto por nós com grande alegria. Nosso estado já tem toda uma estrutura pronta para receber a Copa. Para além do futebol, o país sediar este evento é uma ação afirmativa buscando a equidade de gênero. É importante também destacar e promover o protagonismo feminino por meio do esporte”, comentou.

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira; o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; entre outras autoridades.

Otimismo

Sede da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014, o Brasil compete com três candidaturas para receber o evento em 2027: Alemanha/Bélgica/Holanda; Estados Unidos/México; e África do Sul. A decisão da Fifa será divulgada em 2024.

Mesmo com a acirrada competição, Alcino Rocha mostra otimismo para o país receber o evento e não vê uma Copa no Brasil sem a presença de Fortaleza. “Não tem como se ter uma candidatura brasileira para um evento como este, sem ter a participação de Fortaleza. A cidade hoje é uma referência de amor ao futebol. Temos convicção e certeza que possuímos muita força para ganhar. Nosso país está pronto para sediar o torneio”, garantiu.