Secretaria dos Direitos Humanos realiza Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa no dia 10 de outubro

4 de outubro de 2023 - 14:53 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Direitos Humanos - Texto
Albert Torres - Ascom CBMCE - Foto

As pessoas idosas representam uma importante parcela da população cearense, sendo mais de 1,2 milhões de pessoas segundo dados do IBGE. Esse público necessita de atenções especiais e integra políticas transversais do Estado, que buscam garantir uma longevidade saudável e ativa. Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) atua diretamente com a articulação e o desenvolvimento dessa política no estado.

Com o intuito de disseminar informações sobre essa temática, a Sedih realiza o Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa, com o tema 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil: A promoção da Cultura de Paz e a proteção das pessoas idosas. A programação acontece no dia 10 de outubro, às 8h, no Auditório Murilo Aguiar em Fortaleza-CE. O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a programação, o professor da Universidade Católica Portuguesa, Eduardo Duque, apresenta palestra sobre o processo de envelhecimento, abordando culturas, gerações e atitudes. Também serão discutidos círculos de construção de paz e o cuidado com a pessoa idosa, além de apresentada a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, em momentos coordenados por Nádia de Paula e Vyna Leite, da Sedih, respectivamente.

“A política transversal de atenção às pessoas idosas é um dos focos de atuação da Secretaria dos Direitos Humanos. Estamos nos fortalecendo cada vez mais para dar atenção a essa população, combatendo a violência que, infelizmente, tem altos índices e oferecendo cuidado direcionado às maiores necessidades desse público”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Visando fortalecer as políticas de atenção às pessoas idosas, o Governo do Ceará criou a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, vinculada à Sedih, que atua diretamente com a articulação e o desenvolvimento dessa temática no Estado.

Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa

20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil: A promoção da Cultura de Paz e a proteção das pessoas idosas.
Data: 10/10
Horário: 8h às 12h30
Local: Auditório Murilo Aguiar – Alece (Acesso pela rua Barbosa de Freitas, 2674 – Fortaleza, CE)