V Fórum Estadual de Museus do Ceará reúne autoridades em museu de todo o Brasil para debater acessibilidade e inclusão

13 de outubro de 2023 - 18:33 # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto e Fotos

Antecedendo a abertura oficial do evento, o Fórum promove cursos preparatórios on-line, que acontecem entre os dias 13 a 20 de outubro

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, acontece a V edição do Fórum Estadual de Museus. Esta edição terá como tema central “Museu: instituição permanente, acessível e inclusiva”. Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e pelo Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), o Fórum terá uma programação presencial nos municípios de Fortaleza e Aratuba, além de transmissão ao vivo no canal da Secult Ceará no YouTube. As inscrições para o evento devem ser realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará.

Cursos preparatórios

Antecedendo a abertura oficial do evento, serão realizados cursos preparatórios on-line, que acontecem entre os dias 13 a 20 de outubro. Ao todo, serão três cursos com temas que envolvem participação social, gestão e planejamento, e inclusão e acessibilidade em museus.

A ideia é promover a qualificação profissional de agentes públicos, privados e da sociedade civil por meio de atividades formativas relacionadas aos museus. A inscrição para os cursos preparatórios também é realizada no Mapa Cultural.

Sobre o Fórum

O Fórum, que também se propõe a discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), reúne nomes de diferentes estados para debater a interlocução entre os sistemas estaduais. Entre os convidados, estão representantes de Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, além do representante do Sistema Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura, Michel Correia.

O objetivo geral do evento é promover o diálogo entre a comunidade museológica, os museus cearenses e seus órgãos de gestão, assegurando a ampla participação da sociedade civil. Com uma programação diversa, o Fórum contará com a presença de autoridades de todo o Brasil que debatem museologia, educação museal, inclusão e acessibilidade em museus, dentre outros temas.

As atividades ocorrem em Fortaleza, com programação na Estação das Artes, Pinacoteca, Museu de Imagem e Som e com encerramento no município de Aratuba, no Museu Kanindé, o primeiro museu indígena do Ceará. A programação, totalmente gratuita, terá apresentações de trabalhos, mesas de debate, encontros de redes, grupos de trabalho e atividades culturais.

O 5º Fórum Estadual de Museus é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Museus. Conta com o apoio do Museu do Ceará e do Arquivo Público do Estado do Ceará, espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) geridos pela Secult. Conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), do Sobrado Dr. José Lourenço, do Centro de Design do Ceará — Kuya, da Pinacoteca do Ceará, Complexo Cultural Estação das Artes e do Museu Ferroviário Estação João Felipe, espaços da Rece geridos em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Tem parceria com o Museu Kanindé e Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC). Conta com produção do Instituto Assum Preto e Assum Preto Produções.

Sobre o Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SEM/CE) é vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e tem como principal objetivo sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

Serviço:

5º Fórum Estadual de Museus
Data: 25, 26 e 27 de outubro (quarta-feira a sexta-feira)
1º dia – Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro – Fortaleza – CE)
2º dia – Museu de Imagem e Som (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles – Fortaleza – CE)
3º dia – Museu Indígena Kanindé de Aratuba (Sítio Fernandes, Zona Rural – Aratuba – CE)

Cursos preparatórios on-line:

Gestão e Planejamento em Museus com Graciele Siqueira (12h/a)
Data: 13 e 14/10 das 9h às 12h e 14h às 17h

Legislação referente ao campo museal e a importância da Participação Social com Saulo Moreno (12h/a)
Data: 18, 19 e 20/10 das 8h às 12h

Diversidade e Acessibilidade em Museus com Tony Boita (12h/a)
Dias: 16 e 17/10 – 18 e 19/10, das 14h às 17h

Inscrições por meio do link:

https://bit.ly/CursosForumEstadualDeMuseus