Projeto São José e Laboratório Íris colaboram em política para mulheres rurais

19 de outubro de 2023 - 13:32 # # # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto

A elaboração do edital Mulheres Rurais, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Projeto São José (PSJ), conta com a participação do Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. A parceria tem o objetivo de construir e apresentar o edital em linguagem simples, de forma a oportunizar o acesso de mulheres das zonas rurais ao projeto, que deverá ser lançado em breve

O trabalho desenvolvido em parceria foi tema central da reunião ocorrida entre a equipe técnica do PSJ com a missão do Banco Mundial, nesta quarta-feira (18), na Unidade de Gerenciamento do Projeto, na capital cearense.

Conforme a designer do Projeto São José, Elane Lima, a elaboração do edital deve seguir os termos técnicos adotados pelo Governo do Ceará com foco principalmente na inclusão. “O edital Mulheres Rurais vai apoiar projetos agrícolas e não agrícolas de mulheres que moram na zona rural mas que também podem trabalhar nas sedes das cidades. A partir deste edital vamos tornar o trabalho delas mais visível. A nossa ideia é garantir à mulher mais empatia, representatividade e acolhimento. Nesse sentido, o edital deverá ser totalmente inclusivo e inovador”, informa.

Representante do LabIris, a agente de Inovação e Linguagem, Mônica Saraiva, explica a adoção da linguagem simples para o edital do PSJ. “A linguagem simples é um movimento social, uma técnica de comunicação que aproxima governo, cidadãos e cidadãs. Através dessa mudança, nós tentamos atingir o máximo de pessoas para aproximá-las tornando os conteúdos mais acessíveis, inclusivos e mais claros de serem compreendidos. A nossa ideia é tornar a comunicação mais fácil e clara possível”, frisou.

Mais detalhes sobre o edital Mulheres Rurais serão divulgados em breve. “Nós estamos trabalhando no documento com elementos gráficos e simbologias que incluam essas mulheres do meio rural. Aviso a todas que aguardem o edital, pois ele vem somente para vocês”, convida Elane Lima.

A atividade desta quarta-feira (18) integra a programação da missão de apoio à implementação do Projeto São José, que teve início na segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20). Durante os cinco dias de missão, o cronograma conta com reuniões bilaterais dos consultores do Banco Mundial e integrantes das áreas diversas do projeto PSJ, além de visita de campo.

Laboratório Íris

Em outubro deste ano, o Laboratório Íris foi agraciado pelo seu trabalho voltado à linguagem simples, de conscientização da importância da técnica e ao transformar documentos públicos em mais simples e acessíveis, com o Prêmio Cherryl Stephens de Inovação em Linguagem Simples 2023, na Conferência PLAIN 2023.

Em parceria com órgãos da administração estadual, o Laboratório Iris acelera projetos e apoia a experimentação de novas ideias, por meio de mentorias de inovação para entregar serviços públicos mais eficientes e focados no cidadão. A iniciativa também trabalha na disseminação e no fortalecimento da linguagem simples no estado.

Entre os trabalhos feitos pelo Íris na área, estão: simplificação de editais e outros documentos públicos e reestruturação de páginas de serviços governamentais e comunicados à população

Missão Banco Mundial

A missão do Banco Mundial acontece na Unidade de Gerenciamento do Projeto São José, em Fortaleza. Ao final da missão será elaborado um documento memorando, com os acordos firmados pelo Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e coordenação do Projeto São José.