Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho realizam ações de conservação e restauro em obras do acervo SESC/SENAC/Fecomércio e do Instituto do Ceará

26 de outubro de 2023 - 14:43 # # #

Paulo Marcelo Freitas - Ascom EAOTPS - Texto e Fotos

As peças do acervo SESC/SENAC/Fecomércio a serem restauradas incluem telas de artistas renomados, como Chico da Silva e Aldemir Martins. Já no Instituto de História e Geografia do Ceará estão passando por processo de conservação livros, telas e esculturas das décadas de 1930 e 1950.

Alunos(as) de cursos de conservação e restauração de bens patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) estão realizando atividades práticas de conservação e restauração em obras dos acervos pertencentes ao sistema SESC/SENAC/Fecomércio e ao Instituto do Ceará, instituição fundada em 1887 que tem por finalidade o estudo e a difusão da História, Geografia e Antropologia.

As peças do acervo SESC/SENAC/Fecomércio incluem 12 telas autoria de artistas consagrados, entre eles Aldemir Martins, Mino, Vando Figueiredo e Chico da Silva. O restauro está sendo feito na sede da Escola. Já, no caso do acervo do Instituto do Ceará, o trabalho de conservação está sendo feito em livros, telas e esculturas das décadas de 1930 e 1950. A atividade é realizada na própria sede do Instituto.

As intervenções são divididas em etapas. Primeiro é feito um exame sobre o estado de conservação do acervo, com levantamento fotográfico e higienização. Após essa etapa, são realizadas operações técnicas para prolongar o tempo de vida das obras, conservando a matéria do qual são feitas.

Ao todo, 40 alunos(as) fazem parte dos dois processos de conservação e restauro que deverão ser concluídos em novembro. Após a conclusão, as obras serão expostas em uma mostra de artes e ofícios a ser lançada pela EAOTPS no mês de dezembro. As ações são coordenadas pelos restauradores Carolina Alves e Merlin Alves Melo, que já foram alunos da Escola.

Sobre a EAOTPS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço:

Atividades de conservação e restauro de obras do acervo SESC/SENAC/Fecomércio
Data: terças e quintas (até o dia 9 de novembro)
Horário: 14h às 17h30
Local: EAOTPS (Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga – Fortaleza – CE)

Atividades de conservação e restauro de obras do acervo do Instituto do Ceará
Data: segunda a sexta (até o dia 13 de novembro)
Horário: 14h às 17h30
Local: Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Centro – Fortaleza – CE)