Alunos da Escola de Artes e Ofícios restauram tela de 1908 pertencente ao Memorial da Polícia Militar

29 de outubro de 2023 - 09:04 # # # #

Paulo Marcelo Farias - Ascom EAOTPS - Texto e foto

A obra, assinada pelo artista plástico cearense Gerson Faria (1889-1943), tem dois metros de altura e retrata o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (1837-1885), que lutou na Guerra do Paraguai

Alunos(as) do Curso de aperfeiçoamento em conservação e restauração de bens patrimoniais Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) iniciaram neste mês de outubro o trabalho de conservação e restauração de uma tela datada de 1908, assinada pelo artista plástico cearense Gerson Faria (1889-1943). A obra, que pertence ao Memorial da Polícia Militar, reproduz um retrato do brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (1837-1885).

O trabalho de restauro, coordenado e supervisionado pelo artista e restaurador Antônio Vieira, deve ser concluído em novembro, sendo dividido em etapas. A obra passará num primeiro momento por análises sobre o seu estado atual de conservação. Posteriormente serão realizadas ações de intervenções restaurativas, dentre elas: estabilização da base, fixação de policromia e reintegração cromática da pintura artística. Ao todo 10 alunos vão participar do restauro. Esta é a segunda obra de Gerson Faria restaurada por alunos(as) da EAOTPS. Em 2022, o equipamento esteve à frente da restauração dos murais artísticos da cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, em Fortaleza/CE.

Sobre a tela

O painel, de aproximadamente dois metros de altura, foi pintado em 1908 quando o artista Gerson Faria tinha 19 anos de idade. A obra é uma reprodução de outra pintura de autoria do artista paraibano Pedro Américo (1843 – 1909). Já pertenceu à Prefeitura de Fortaleza, tendo sido doada em 1934 ao Governo do Estado.

O artista

Gérson Faria (1889-1943): artista plástico e cenógrafo autodidata, Gerson Faria nasceu em Fortaleza. Em 1934, fundou com Otacílio de Azevedo, Pretextato Bezerra e Clovis Costa, o primeiro atelier de pintura de Fortaleza. Integrou na década de 1940 o Centro Cultural Cearense de Belas Artes, que reunia interessados pelas artes plásticas em Fortaleza, do qual também fez parte o artista Raimundo Cela.

O Brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (1837-1885):- nasceu em 11 de agosto de 1837, na Vila Viçosa, atual município de Viçosa do Ceará (CE). Ingressou na carreira aos 14 anos de idade e serviu em diferentes regiões do País, como Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul, exercendo altos cargos e funções militares. É lembrado por sua bravura e atuação na Guerra do Paraguai. Seu nome integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, destinado ao registro de nomes de brasileiros(as) reconhecidos(as) como protagonistas da história do País, incluindo militares, escritores ou intelectuais, revolucionários, políticos, inventores entre outras categorias.

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço

Restauro da tela do Brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza
Data: de segunda à sexta, das 14h às 17h30 (até o dia 9 de novembro)
Local: sede da EAOTPS – Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza, CE