CGE realiza treinamento com foco no monitoramento de transparência dos consórcios públicos de saúde com parceria do Estado

2 de novembro de 2023 - 10:16 # # # # #

Ascom CGE - Texto

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na última terça-feira (31), um treinamento para profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), tendo como foco o processo de monitoramento da transparência dos consórcios públicos dos quais o Governo do Estado do Ceará é membro. O treinamento é parte de uma parceria realizada entre CGE e Sesa para a prestação de apoio técnico na atividade de monitoramento.

Um dos responsáveis pelo treinamento, o coordenador de Ética de Transparência da CGE, Kássyo Modesto, explicou detalhes do monitoramento. “O treinamento foi dividido em duas partes: sendo a primeira uma sensibilização à equipe da SESA a respeito da necessidade e importância da Transparência dessas entidades, sendo a segunda parte o detalhamento dos quesitos estabelecidos na Portaria e a demonstração de exemplos de como se dá o processo de avaliação”. Também foi responsável por ministrar o treinamento orientador da Célula de Transparência Ativa, Matheus Borges.

Os quesitos de transparência das informações dos consórcios públicos do Estado estão estabelecidas pela Portaria Conjunta nº 01/2020 entre a CGE e a Sesa, que regulamenta a transparência dos consórcios públicos de saúde para fins de celebração de contratos de rateio e recebimento de repasses do Estado do Ceará.