Oficina “Matéria Suspensa: vivência em suspensão”, com Pombo Morcego, é oferecida pela Porto Iracema

2 de novembro de 2023 - 08:38 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Atividade ocorre na segunda-feira, 13 de novembro, em duas sessões. O público-alvo são pessoas maiores de dezoito anos

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a oficina “Matéria Suspensa: vivência em suspensão”, na segunda-feira, dia 13 de novembro. A atividade, ministrada pelo artista Pombo Morcego, ocorre em duas sessões, das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Oriente (Rua Dona Leopoldina, nº 199, Centro). A formação é gratuita e destinada a pessoas maiores de dezoito anos. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada. No total, 30 vagas serão disponibilizadas para o público indicado.

O projeto “Matéria Suspensa”, que origina a oficina, está sendo desenvolvido pelos artistas Geórgia Vitrilis, Sarah Nastroyanni, Breno de Lacerda, Felipe Damasceno, Honório Félix e William Pereira Monte no Laboratório de Dança de 2023 da Porto Iracema. A pesquisa tem como tutor Guilherme Peters, artista paulista radicado em Berlim. A pesquisa se propõe a fazer um estudo da prática milenar da suspensão corporal enquanto dispositivo remoto de gestão do corpo na dança.

Parte desse processo de pesquisa será a oficina. As pessoas participantes da atividade assistirão propostas de composição de suspensão em dança que envolvem artefatos como luvas, cordeletes, agulhas, ganchos, placas de ancoragem, giros e polias. De maneira orgânica-maquínica, a vivência propõe uma experiência somática de inseparabilidade. Uma proposta de operação pública pelo descondicionamento dos vetores físicos e psíquicos massivamente condicionados pela “somato-política” neoliberal.

“Uma prática inédita na cidade, que agora tem a oportunidade de ser apreciada enquanto construção estética e artística ao vivo”, comenta Bilica Léo, coordenadora do Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes.

Alerta: sendo considerada de conteúdo sensível, a vivência pode vir a ser gatilho para algumas pessoas devido à prática de perfuração e suspensão corporais. O acesso à oficina se dará mediante à assinatura de um termo de responsabilidade.

Pombo Morcego

Pombo Morcego é modificador corporal e suspender. Nômade, vem construindo sua experiência a partir da partilha prática de saberes com outros profissionais da área desde 2016. Participou do GEP – grupo de estudos profissionais de piercing do Brasil e vem mantendo sua agenda transitando em diversas cidades tanto em trabalhos particulares quanto em apresentações artísticas, dentre elas, a peça “História do Olho” de Janaína Leite, em 2022.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Oficina “Matéria Suspensa: vivência em suspensão”, com Pombo Morcego
Onde: Oriente (Rua Dona Leopoldina, nº199, Centro)
Quando: segunda-feira, 13 de novembro
Horário: Primeira sessão de 9h às 12h
Segunda sessão de 15h às 18h
Gratuito e aberto ao público maior de 18 anos