Museu da Imagem e do Som divulga resultado final de edital de formação artística exclusivo para pessoas trans, travestis e não-binárias

7 de novembro de 2023 - 10:12 # # #

Ascom Mis - Texto e fotos

O edital selecionou 10 artistas trans, travestis e não-bináries, com direito a bolsa, para processo de desenvolvimento de projeto artístico

O Museu da Imagem e do Som do Ceará divulga o resultado final do edital Ateliê de Criação – Tecnologias Travestigêneres. A ação inédita é uma formação artística voltada exclusivamente para pessoas trans, travestis e não-binárias, que proponham diálogos entre os campos da arte e da tecnologia. Foram selecionadas 10 (dez) pessoas, e cada uma receberá uma bolsa no valor total de R$3.000,00, a ser paga em três parcelas. No total, 87 pessoas se inscreveram para participar. O processo formativo acontecerá de novembro a janeiro e, ao final, serão produzidas uma obra coletiva e uma publicação digital. O edital é mais uma ação do “Trair o CIStema”, programa de ação educativa e difusão do MIS que tem como objetivo a promoção de criações artísticas, ações educativas e de pesquisa desenvolvidas por pessoas trans, travestis e não bináries. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Cronograma das próximas etapas

Conforme previsto no edital e nos documentos posteriores, as pessoas selecionadas no Resultado Final deverão comparecer ao MIS-CE (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza – CE) para Assinatura do Termo de Compromisso no dia 6 ou 7 de novembro, entre 10h e 17h.

A comissão avaliadora (análise documental e técnica) foi formada somente por profissionais trans, travestis e não-bináries do MIS, do Instituto Mirante e da Secult: rømã, educadora do MIS; Garu Pirani, educadora do MIS; Enzo Gomes, da Secult; Jô Costa, do Instituto Mirante; e Aires, arte educadora do MIS.

Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres

O Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres busca fomentar a investigação das relações entre arte, tecnologia e as realidades vividas por pessoas trans, travestis e não-binárias, abrindo espaço para experimentações a partir de uma perspectiva transcentrada. Será um espaço de investigação e intercâmbio de experiências, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando aproximar, diluir e questionar as fronteiras e barreiras existentes entre linguagens artísticas e outros campos do conhecimento, incentivando o hibridismo e as experimentações que ocorrerão de forma presencial e online.

Para esta residência artística, foram selecionadas 10 (dez) pessoas que experimentam em linguagens diversas, como audiovisual, fotografia expandida, artes visuais, cinema expandido, performance, realidade virtual, instalação sonora, realidade aumentada, vídeo mapping, projeção interativa, jogos virtuais, arte generativa, arte fractal e outras áreas correlacionadas. As pessoas selecionadas participarão de diferentes processos formativos, que envolvem a mediação e a tutoria por parte de profissionais com relevante atuação no campo das artes, de forma individual e/ou coletiva, além de oficinas, aulas abertas e partilhas com outros equipamentos públicos.

Dentro da política pública de ações afirmativas seguida pelo MIS, 20% das vagas foram reservadas para pessoas que se autodeclaram negras pretas, negras pardas, indígenas, quilombolas e 10% reservado a pessoas com deficiência.

Trair o CIStema

O programa “Trair o CIStema”, desenvolvido pelo MIS, teve início durante o mês da visibilidade trans, em janeiro de 2023, e vem desde então desenvolvendo ações educativas e de difusão tendo como premissa a valorização e o protagonismo de pessoas trans, travestis e não-binárias. O programa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente sobre corpos desviantes das normas de gênero.

A busca pelo direito primordial: o direito de existir

É fundamental enfatizar que o Brasil ocupa, há 14 anos, o triste primeiro lugar em relação à mortalidade de pessoas trans, travestis e não-binárias. Diante desta estatística alarmante, o MIS-CE entende ser parte de sua missão, enquanto instituição pública de cultura, promover iniciativas para fortalecer a luta por direitos civis, especialmente a luta pelo direito primordial de todo ser humano: o direito de existir.

Esta ação inédita e histórica do edital do Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres busca contribuir para a promoção de políticas públicas no campo cultural, como estratégias educativas, que possam contribuir para a redução do número de violências contra pessoas trans, travestis e não-binárias no Ceará e no Brasil.

Serviço

Edital Ateliê de Criação – Tecnologias Travestigêneres

Acesse: resultado final

Cronograma do edital:

Assinatura do termo de Compromisso: dias 06/11 e 07/11, das 10h às 17h, no MIS.

 

Museu da Image e do Som do Ceará (MIS)
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.