Dois trabalhos do HGWA são premiados durante seminário internacional da ONA

13 de novembro de 2023 - 15:59 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos

O médico Denison Couto, coordenador da UTI Adulto do HGWA, e a coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico, Márcia Mota, entre os quatro autores selecionados para o seminário

Quatro trabalhos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na Messejana, em Fortaleza, foram aceitos e dois deles premiados durante o 5º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O seminário ocorreu em formato híbrido e reuniu unidades hospitalares de todo o país.

O evento, que ocorreu no último sábado (11), contou com a apresentação de dois trabalhos escolhidos entre os mais de cem hospitais que se inscreveram, sendo apenas quatro selecionados para a apresentação oral. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HGWA esteve representada pelo coordenador do setor, o médico Denison Couto, que falou sobre a temática: “O modelo do projeto de melhoria aplicado à redução de infecções respiratórias relacionadas à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva”.

Denison Couto falou, ao vivo, durante o seminário, sobre a redução das infecções respiratórias relacionados à ventilação mecânica na UTI Adulto

Já o Centro Cirúrgico também teve trabalho apresentado, representado pela coordenadora de enfermagem do setor, Marcia Mota, com o tema: “Redução das suspensões cirúrgicas em hospital geral de Fortaleza/CE: o modelo do projeto de melhoria aplicado às boas práticas em saúde”. Ambos estiveram na programação oficial do evento. Ao final, com o resultado, o trabalho da UTI do HGWA conquistou o primeiro lugar geral, e da cirurgia a terceira colocação no Prêmio Melhores Práticas em Destaque.

Os resultados foram recebidos com muita alegria. Para o coordenador da UTI Adulto, Denison Couto, o sentimento é de satisfação e reconhecimento. Ele conta que a redução da taxa de densidade de infecções respiratórias relacionada à ventilação mecânica em 44% ao longo de seis meses, desde o início do projeto, foi o mote da apresentação.

“O projeto trouxe uma visão diferente para a melhoria da unidade e poder compartilhar esse projeto em um congresso de âmbito nacional foi uma grande satisfação. Ainda ser escolhido entre os quatro projetos que foram para a apresentação oral é um sentimento de reconhecimento. O mais importante de tudo foi o que o paciente acabou ganhando com a redução das infecções e também o processo de crescimento da nossa unidade do ponto de vista de engajamento, participação, transparência e gestão participativa”, pontua.

As apresentações foram exibidas em um telão durante o Seminário que aconteceu em São Paulo

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, enfatiza que essa foi uma demonstração de todas as práticas e rotinas de segurança já instituídas na unidade, sendo algo que já se incorporou no dia a dia dos colaboradores. “Estes trabalhos selecionados são um coroamento de um trabalho de rotina feito na instituição em 2023, através do projeto de melhorias, no qual todos os setores e serviços do hospital foram capacitados através de suas equipes de alta performance e análise de indicadores. Cada setor teve que apresentar um projeto, com foco no paciente, visando trabalhar melhor os seus indicadores dentro do que era mais relevante em cada ambiente. Para nós, o resultado, traz o sentimento de que estamos no caminho certo”, explica.

Com o tema “O impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”, o seminário da ONA, entidade responsável por avaliar e certificar padrões de segurança, eficiência e qualidade dos estabelecimentos de saúde do país, que ocorreu em São Paulo, teve como proposta apresentar painéis de discussão sobre temas que envolvessem a acreditação, a segurança do paciente, além de práticas sustentáveis para o setor.

Para a diretora de Gestão do Cuidado do HGWA, Thaís Herzer, a participação da unidade mostra a importância dos resultados e o incentivo para que os setores possam sempre fazer, cada vez mais, um trabalho voltado para a melhoria do serviço ofertado ao paciente. “Tivemos ao longo deste ano um programa institucional de capacitação e metodologia para nossos líderes elaborarem, em conjunto com suas equipes de alta performance, projetos de melhoria com foco na resolução de problemas percebidos na ponta. O resultado não poderia ser outro que não excelentes resultados, agora premiados pela ONA. É com muito orgulho de nossas equipes e de sua dedicação que recebemos esse merecido reconhecimento”, afirma.

Reafirmação do Compromisso

Além da UTI Adulto e do Centro Cirúrgico, o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) e o setor da Psicologia também tiveram trabalhos aceitos, expostos na categoria “pôster” durante o seminário. A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, reforça que o HGWA possui em sua essência o compromisso contínuo com as boas práticas e capacitações de segurança hospitalar.

“Esse resultado reflete uma parceria de um ano inteiro. Foi muito gratificante saber que esse projeto de melhoria trouxe frutos tão significativos para os nossos pacientes. Os projetos continuam, o próximo desafio agora é a ampliação e implantação em todo o hospital”, finaliza Filizola.