Programa Mais Infância Ceará será apresentado em seminário do Governo Federal, em Recife

16 de novembro de 2023 - 14:29 # # #

Ascom SPS - Texto

Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre o tema dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável

Autoridades nacionais e regionais estarão reunidas ao lado de especialistas, nesta sexta-feira (17), em Recife (PE), para o seminário “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”. O evento faz parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (o chamado “Conselhão”, vinculado ao governo federal). O Mais Infância Ceará, política pública de atenção à infância, é um dos programas que será apresentado no seminário.

O foco do seminário será reconhecer, valorizar e aprender com algumas das mais efetivas experiências brasileiras subnacionais nas políticas para crianças de até seis anos. O evento ainda promoverá debate sobre os principais avanços e desafios nesta pauta, servindo – junto com ações de imersão pelo país – como subsídio para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O relatório técnico, elaborado de forma voluntária pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, será entregue ao Presidente da República no início de 2024.

“O Mais Infância Ceará é um programa que pensa a sociedade a partir da criança. Dessa forma, atuamos com transferência de renda, construção de espaços para socialização, e construção de espaços para a educação infantil”, pontua a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, que integra o GT e, neste encontro, apresenta o programa. O Mais Infância Ceará soma mais de 580 equipamentos construídos, entre brinquedopraça, brinquedocreches, centros de educação infantil, fábrica de processamento de alimentos e outros.

O GT, que conta com diferentes representantes da sociedade civil, foi proposto e é coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. O grupo foi lançado em agosto, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional. Sob gestão do Conselhão, o grupo faz parte das iniciativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

Serviço

“GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”
Data: 17/11/23 (sexta-feira)
Horário: Das 8h30 às 18h
Local: Mar Hotel Conventions
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE