Orientadores da Aesp-CE participam de formação sobre Polícia Antirracista

22 de novembro de 2023 - 15:11 # # # #

Ascom Aesp - Texto
Divulgação - Fotos

Dois profissionais da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE) estão participando, em Brasília, do Curso de Formação de Multiplicadores da Polícia Antirracista. Essa capacitação começou na última terça-feira (21), no Ministério da Justiça, e segue até o fim de novembro.

Essa é a primeira edição do curso, destinado a policiais civis e militares, com organização do Departamento de Educação e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O objetivo é obter o desenvolvimento de uma mentalidade entre os profissionais de segurança baseada nos princípios do Estado de Direito, respeito aos Direitos Humanos, conscientização da diversidade na sociedade e atividades operacionais intimamente ligadas à comunidade, a fim de promover mudanças na cultura organizacional.

Representam a Aesp-CE o delegado Ciro de Assis Lacerda, da Célula de Ensino Civil e Integrado, e o orientador da Célula de Práticas Educacionais, tenente-coronel PM Carlo Rômulo. De acordo com o programa da formação, o curso inclui disciplinas como Fortalecimento das ações de enfrentamento ao Racismo; Letramento e Sensibilização Antirracista; O Susp e o Enfrentamento ao Racismo; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial; Qualidade de Vida, Atividade Policial e Relações Raciais; Abordagem Policial Aplicada às Questões de Raça e Planejamento e metodologia de ensino.

????????????????????????????????????

“Trata-se de um curso de extrema importância na formação de um profissional de segurança pública, sobretudo porque proporciona a quebra de diversos paradigmas referentes ao ‘mito da igualdade racial’, tese que, infelizmente, ainda é muito difundida ao longo da nossa formação pessoal e acadêmica. A capacitação viabilizará o letramento do seu corpo discente quanto à causa antirracista, de modo a permitir que, posteriormente, os ensinamentos incorporados durante o curso sejam devidamente transmitidos aos profissionais de segurança pública do Ceará, para que seja construída uma polícia antirracista”, comentou Lacerda.

O curso pretende orientar os alunos para dialogar sobre o cenário nacional e como o racismo se naturaliza na nossa cultura; distinguir o conceito de violência e como este conceito está implicado no racismo estrutural; analisar os conceitos básicos que sustentam a prática antirracista; identificar os métodos de atuação policial para enfrentar o fenômeno da criminalidade e violência em contextos de vulnerabilidade social com destaque para os grupos étnico-raciais; conhecer as implicações jurídicas de comportamentos racistas e do descumprimento da doutrina e da técnica na atividade policial e reconhecer os impactos negativos do racismo estrutural na saúde e qualidade de vida do profissional de segurança pública, além de habilitar os alunos na prática de planejamento e construção do conhecimento como fundamentais para o processo de ensino/aprendizagem.