Reggae com banda Donaleda e homenagem à Teresa Cristina em roda de samba marcam fim de semana de atividades na Estação das Artes

22 de novembro de 2023 - 17:10 # # # #

Espaço recebe ainda a Mostra digital Altar, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço e o Festival Afrocearensidades, e a instalação de Mobiliários Urbanos de Plástico Reciclável (MOPLIC), iniciativa LAURB

Reggae, samba e chorinho movimentam a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — neste último fim de semana de novembro, de 23 a 26. A programação gratuita conta ainda com exposição, instalação, espetáculo de teatro de bonecos e atividade de pintura infantil.

Com ações já nesta quinta-feira (23), a Estação recebe, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço e o Festival Afrocearensidades, a abertura da Mostra digital Altar, das artistas visuais Alexia Ferreira e Amanda Nunes. O evento ocorre a partir das 18h, no hall da entrada principal.

Fazendo uso da colagem e do muralismo, duas linguagens utilizadas pelas artistas visuais, a Mostra tem o objetivo de desconstruir padrões e apresentar a pluralidade da arte e cultura cearense. Reúne obras que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina, exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.

Em seguida, às 19h, o pátio da Kuya – Centro de Design do Ceará recebe a instalação de Mobiliários Urbanos de Plástico Reciclável (MOPLIC). Trata-se de uma iniciativa da LAURB, Organização da Sociedade Civil (OSC) com foco no desenvolvimento de urbanismo colaborativo e cidadão, buscando a democratização efetiva das cidades nos seus mais diversos aspectos, para que territórios sejam fontes de criação de valor social, ecológico e urbano sustentáveis.

A MOPLIC (Mobiliário Urbano de Plástico Reciclado) beneficia comunidades com mobiliários urbanos feitos com plástico 100% reciclado fabricados em impressão 3D, utilizando ações de participação e conscientização ambiental com engajamento comunitário. De quinta (23) a domingo (26), frequentadoras e frequentadores do Complexo poderão apreciar o trabalho. Além disso, por ocasião das duas aberturas, o DJ Thales Aurelio levará o som para a Plataforma da Estação das Artes, em ocupação inédita deste espaço com música por meio dos discos.

Reggae e Roda de Samba

Já na sexta (24), o reggae toma conta da Gare da Estação, com apresentação dos DJs Rubinho Star e Manu Star, a partir das 18h, seguida do show Donaleda Acústico – 20 anos do disco “Liberdade e Libertação”, às 19h30.

O objetivo da banda é oferecer aos fãs, admiradores de todas as gerações, a mensagem de liberdade e libertação que permeia as letras das músicas. Com arranjos especiais e interpretações tocantes, o grupo vai revisitar cada faixa do álbum em questão. A atmosfera acústica se propõe a realçar e valorizar a sonoridade característica da Donaleda.

Os DJs retomam o set às 21h30, quando o público poderá desfrutar também das delícias nos restaurantes do Mercado AlimentaCE.

No sábado (25), é o samba que domina a programação da Estação das Artes, com a realização do 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Ano Teresa Cristina. De 17h às 20h, acontece a apresentação de uma Roda de Samba composta 100% de mulheres: cantoras, instrumentistas e produtoras, interpretando músicas de grandes nomes do Samba e também, músicas autorais.

Todos os anos, o projeto, que tem uma abrangência nacional e internacional, escolhe uma sambista famosa para ser homenageada, e este ano, a escolhida foi Teresa Cristina. A roda de Fortaleza é representada pelo Coletivo Mulheres do Samba Fortaleza e a edição será composta por nomes como Micaela Gomes, Hanna Feijão, Marilene Sales, Edylane Oliveira, Joyce Farias, Gabi Nunes, Brenna Freire, Carol Duarte, Julia Rodrigues e convidadas.

Domingo na Estação

O domingo (26) chega com uma programação especial para as crianças desde 9h. O oficineiro Iury Tavares, com o auxiliar Jesus Enzo, propõe a oficina de Frotagem ou frottage (do francês “esfregar”), uma técnica que consiste em colocar uma folha de papel sobreposta a um objeto ou superfície texturizada e depois esfregá-lo com um lápis ou giz cera até extrair as texturas do objeto que encontra-se embaixo do papel.

Esta técnica, aparentemente tão simples, foi observada nas brincadeiras das crianças e incorporada no fazer artístico das vanguardas europeias por influência do artista surrealista Max Ernst por volta de 1925. Nesta atividade, as crianças serão convidadas a coletar folhas, flores e ramos no espaço do Complexo Cultural Estação das Artes para criar composições ricas e expressivas, trabalhando a combinação da pintura, colagem e frotagem.

A partir das 10h, a criançada vai se divertir com o espetáculo “Lutas e Paixões de Mateus o Dançador de Boi”, com o Circo Tupiniquim Teatro de Boneco. O espetáculo de mamulengo tradicional popular, jocoso, mostra as aventuras de um dançador de boi que se vê impedido pelas autoridades “competentes” de realizar sua brincadeira, enquanto o negro Mateus vai arranjando um meio de driblar a situação e dançar seu boi. Tudo isso à base de muito humor e riso típico do boneco popular nordestino, que hoje é patrimônio imaterial do Brasil. O espetáculo aborda ainda, temas como o preconceito racial e a valorização da mulher, e foi selecionado no Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes.

À tarde, a partir das 13h, o público vai poder conferir o show Ângela Canta Ademilde, a Rainha do Choro. Ângela prestará uma homenagem a Ademilde Fonseca, uma das maiores estrelas do Choro, trazendo pela primeira vez ao Ceará um show exclusivamente dedicado ao chorinho cantado. O espetáculo promete emocionar amantes da música, saudosistas e todos aqueles que desejam vivenciar a riqueza do gênero.

Serviço

Programação da Estação das Artes

Dias 23 a 26 de novembro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Quinta-feira
Arte na Estação

18h – Abertura da Mostra digital Altar (Parceria com Sobrado Dr. José Lourenço e Festival Afrocearensidades)
19h – Instalação de Mobiliários Urbanos de Plástico Reciclável (MOPLIC), iniciativa LAURB, no pátio da Kuya
19h30 – DJ Thales Aurelio, na Plataforma da Estação
21h30 – Encerramento das atividades
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Sexta-feira (24)
Reggae na Estação

18h – DJ Manu Star e Rubinho Star, no Mercado AlimentaCE
19h30 – Donaleda Acústico – 20 anos do disco “Liberdade e Libertação”
21h30 – DJ Manu Star e Rubinho Star, no Mercado AlimentaCE
22h – Encerramento das atividades
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (25)
Mulheres na Roda de Samba
17h – 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Ano Teresa Cristina
22h – Encerramento das atividades
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (26)
Domingo na Estação
9h às 12h – Pintura Infantil – Frotagem, com Iuri Tavares
11h às 12h – Espetáculo “Lutas e Paixões de Mateus, o Dançador de Boi”, com Circo Tupiniquim Teatro de Bonecos
13h às 15h – Ângela Canta Ademilde, a Rainha do Choro
Acesso: Gratuito