Bece e Unilab promovem lançamento do “Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas” nesta sexta-feira (24)

23 de novembro de 2023 - 11:27 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

A atividade contará com a presença da professora e diretora de Áreas Acadêmicas da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as), Vera Rodrigues; do professor doutor e Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos – LEAFRO/ UFPE, Marco Bonfim, e da secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.

A publicação nacional “Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas” será lançada no Ceará na próxima sexta-feira (24), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Organizada pelos intelectuais negros, Alex Ratts, Flávia M. Rios e Márcio André dos Santos, a obra tem em sua grande maioria autores e autoras negros e negras, que escreveram diferentes verbetes sobre as questões étnicos-raciais. A entrada é gratuita. A atividade integra a programação do “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).

O Dicionário das Relações Étnico-Raciais Contemporâneas vem oferecer ao público leitor brasileiro uma obra ancorada especialmente na produção e nos contextos nacional e latino-americanos, dando satisfação à crescente demanda por autorias negras, indígenas, femininas e dos demais grupos que mais sofrem as consequências negativas do racismo e da discriminação, por meio de intelectuais de todas as regiões do país.

Na ocasião, os colaboradores da publicação, a professora Vera Rodrigues e o professor Marco Bonfim, estarão presentes para a roda “Conversando sobre identidade racial”. A mediação será feita pela atual Secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.

Vera Rodrigues, autora do verbete “Identidade Racial”, comenta que a ideia de realizar a roda de conversa e o lançamento tem a finalidade de “envolver, cada vez mais, não só no mês de novembro (Mês da Consciência Negra), mas sem dúvida nenhuma, o tempo todo a necessária centralidade nos debates éticos e raciais no Brasil”.

O evento é uma realização da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, da Secretaria da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através do Programa Associado de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal do Ceará/Unilab. Conta com o apoio da Secretaria de Igualdade Racial, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, e do Curso Mulheres Negras Resistem.

Sobre o Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas

Obra de referência, pioneira em realizar o intento de ter especialistas brasileiros e latino-americanos exclusivamente pertencentes aos grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus) abordando a discriminação, os racismos e as relações étnicas em nosso país, por meio de 53 verbetes que abrangem um amplo espectro de temas, de Afrocentricidade a Xenofobia, passando por movimento negro, feminismos, genocídio, cultura negra, islamofobia, perigo amarelo etc.

Minibios dos participantes da Roda de Conversa

Vera Rodrigues – Professora da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Vice-cordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia UFC/Unilab. Professora no seminário especializado “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): epistemologias negras em marcha” promovido pelo Certificado em Estudios Afrolatinoamericanos/Universidade de Harvard (2023). Coordenadora do curso de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras” e Diretora de “Áreas Acadêmicas da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as)”.

Marco Bonfim – Professor Adjunto do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos – LEAFRO/ UFPE. Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da Universidade Estadual do Ceará e professor do Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard.

Zelma Madeira – Assistente social com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora da graduação e mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi fundadora e coordenadora do “Laboratório de Afro Brasilidade, gênero e família (NUAFRO/UECE)” e líder do “Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais: cultura e sociedade” (UECE). Atualmente é Secretária da Igualdade Racial do Estado do Ceará.

“Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), realiza o “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”. O Festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

A Secretaria da Igualdade Racial, juntamente com a Secult Ceará e as organizações sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte, por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) realizam série de ações propostas pelos movimentos sociais, movimento negro e Povos de Comunidades Tradicionais – PCTs (quilombolas e povos de terreiro).

Serviço

Lançamento do “Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas” + Roda de conversa “Conversando sobre identidade racial”, com Vera Rodrigues, Marco Bonfim e Zelma Madeira

Dia 24 de novembro, às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema)
Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/