Laboratório de Pesquisa CCBJ realiza culminância do projeto com exibição dos trabalhos aberta ao público

27 de novembro de 2023 - 17:27 # # # #

Ascom CCBJ - Texto
Flávia Almeida - Foto

Propondo uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em artes, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza por meio de sua Escola de Cultura e Artes a exibição dos processos investigativos da turma do Laboratório de Pesquisas 2023.

A partilha acontecerá de 29 de novembro a 1º de dezembro no CCBJ (Rua Três Corações, número 400, bairro Bom Jardim) e será aberta ao público, para todas as idades, com entrada gratuita e acessível em Libras.

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe aos projetos participantes uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. O Laboratório de Pesquisa do CCBJ visa oportunizar o surgimento de novas investigações no campo artístico cultural ou mesmo contribuir para o aprofundamento em recortes específicos de processos artísticos que já vêm sendo realizados. Os projetos têm um acompanhamento feito por um(a) professor(a) mediador(a) e um oficineiro, que contribuem nos projetos de pesquisa.

Na sua edição de 2023, os LABS CCBJ tiveram vigência de 5 meses de duração, de julho a novembro. Abordando as linguagens de Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital, a Chamada Pública contemplou 10 projetos no total, sendo 2 para cada um dos segmentos. Esses serão os trabalhos apresentados na Partilha Final do Laboratório de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes, do Centro Cultural Bom Jardim.

Cada projeto contemplado pelo Laboratório de Pesquisa do CCBJ recebeu consultoria e acompanhamento de um professor mediador, indicado pelos proponentes dos projetos aprovados.

Laboratório de Pesquisas

Sendo um espaço de investigação e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Tais experimentações poderão advir de inquietações teóricas ainda não exploradas pelos pesquisadores ou de processos investigativos já em desenvolvimento, entendendo-se a deriva em torno do objeto de pesquisa sem que haja a necessidade de entrega de uma obra artística ao final do processo.

Confira a lista de trabalhos

29/11
Rendas & Fiados

Em mãos a prova cabal de um assalto quantificado do que se tinha aqui, um documento do século XVIII intitulado “mostras de rendas, matérias e fiados, por donde se faz evidente o adiantamento que tem tido os rapazes e índios Da Escola de Ler e Escrever e as raparigas na mestra em que andam aprendendo”. As “Vilas de Índios” descritas neste documento são hoje bairros situados na periferia de Fortaleza. Assim se engendra esta narrativa histórica que compartilhamos como objeto disparador dessa pesquisa dramatúrgica.

Laboratório de Teatro 18h

Imagens da periferia: Memória, preservação e acesso ao audiovisual do Grande Bom Jardim

O projeto é encabeçado por Elvis Alves, Ricco Sales e Willi Sales, com orientação de Lívia de Paiva, e busca investigar os filmes produzidos por pessoas do Grande Bom Jardim ou produzidos dentro da comunidade. O objetivo é lançar uma luz na memória audiovisual e estética da produção periférica, estabelecer um banco de dados informativo, preservar essas obras e realizar um estudo sobre os meios para viabilizar o acesso a essas obras. Procuramos compreender como e quais dispositivos podem garantir acesso e acessibilidade a esses trabalhos. A memória de um povo ou movimento é essencial na construção da sua identidade e sentimento de pertencimento. A periferia não é apenas um tema, mas também um produtor ativo no cinema e nas outras artes.

Laboratório Audiovisual 18h

Fagulha

Fagulha nasceu de uma inquietação: Como criar a partir de uma perspectiva inclusiva e acessível ao invés de apenas “acessibilizar” obras artísticas acabadas?

Além do trabalho já desenvolvido pelo artista Berg Menezes e sua equipe desde 2019, com tradução em Libras de forma integrada no palco, o “acessível” transbordou a janela e sentimos a necessidade de incluir uma estética bilíngue performática a partir da relação da música com as artes visuais através de um processo criativo para a composição e produção de um material musical completamente acessível desde a sua idealização à sua dimensão poética.

Laboratório de Música 18h

30/11
Exu não vem hoje

Rastros de Exu é uma obra no formato audiovisual que nasce a partir de uma rede de histórias contadas no livro “Contos de Exu“ de Rafael Semino e do espetáculo teatral “Exu não vem hoje” do Coletivo Farol Novo. Exu atrevido que só ele, nos apresenta outras lógicas de tempo. Seus passos não são previsíveis e ele sempre está disposto a fazer novas jornadas.

Laboratório de Teatro18h

Cultura digital e educação: Uma análise da educação periférica na contemporaneidade

O Centro Cultural do Bom Jardim – CCBJ, com o projeto Laboratório de Pesquisa, está realizando uma pesquisa inovadora no campo da cultura digital e educação, com foco no ensino e aprendizagem de crianças de 11 a 15 anos. O objetivo principal do estudo é analisar os impactos positivos e negativos da cultura digital no processo educacional. A cultura digital tem se tornado cada vez mais presente na vida das crianças, e é fundamental compreender como ela influencia o seu desenvolvimento acadêmico e social. Através desse projeto de pesquisa, espera-se obter insights valiosos sobre como a cultura digital pode ser utilizada de forma efetiva para promover a aprendizagem e o engajamento dos estudantes. Durante o estudo, estão sendo realizadas diversas atividades práticas, como grupo focal e entrevistas com professores e alunos, análise de dados e revisão bibliográfica. Além disso, serão observados os diferentes contextos em que a cultura digital está presente na educação, como o uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos educacionais e redes sociais. Os resultados dessa pesquisa têm o potencial de impactar positivamente o campo da educação, fornecendo diretrizes e recomendações para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas. Além disso, espera-se contribuir para o debate sobre as melhores práticas no uso da cultura digital como ferramenta educacional.

Laboratório de Cultura Digital 18h

Nagôs Transatlânticas

A população negra vem construindo através da arte uma série de caminhos e possibilidades de empoderamento e humanização desses corpos diaspóricos, que se reconhecem em sua ancestralidade. Nagôs Transatlânticas é uma pesquisa que se debruça na poética do uso e feitura das tranças. Através do caminho audiovisual, o projeto discute sobre a representatividade das trancistas na valorização da beleza negra em Fortaleza, destacando a performance desses artistas como pontes transatlânticas de acesso à ancestralidade e ao afrofuturo.

Laboratório Audiovisual 18h

Sintético

Sintético é uma pesquisa em Dança que investiga relações entre corpo e tecnologia, tendo como ponto de partida as correntes de pensamentos pós-modernos e a estética Cyberpunk. Através das Danças Urbanas, trabalhadas de maneira híbrida ao pensamento contemporâneo, o projeto busca abordar disparidades sociais, noções de desenvolvimento e reflete sobre limiares entre natural e artificial. A pesquisa alarga discussões a respeito das inserções tecnológicas e suas dinâmicas adoecidas sobre corpos contemporâneos do cotidiano. Assim, Sintético instaura uma jornada distópica do corpo enquanto tecnologia, como objeto levado à sujeição de sua própria criação e degradação.

Laboratório de Dança 18h

01/12
Arrebol

Arrebol é um projeto de arte colaborativa que combina dança, música e audiovisual, onde a interação do movimento corporal se entrelaça com a sonoridade única da rabeca nordestina, agregando a arte digital através da projeção mapeada. Nesta obra, os componentes de pesquisa são desenvolvidos de maneira simultânea, possibilitando que cada um contribua, influencie e dependa dos demais, tornando-se juntos uma potência única, abrangendo poéticas e modos de fruição da dança e da música a partir de sua associação com ferramentas digitais.

Laboratório de Dança 18h

Segurança de dados e pessoas em vulnerabilidade social: Um estudo exploratório

O projeto de pesquisa visa analisar a possível relação entre a falta de segurança de dados e pessoas em estado de vulnerabilidade. O objetivo é compreender se essas pessoas são mais suscetíveis a sofrer crimes relacionados à segurança de dados, levando em consideração fatores como renda, gênero, escolaridade, idade e localidade. Além disso, o projeto busca identificar os principais desafios e riscos enfrentados por pessoas nessa situação e propor estratégias eficazes para melhorar a segurança de dados e proteger essa população vulnerável.

Laboratório de Cultura Digital 18h

Bomjarmaps

Bomjarmaps é um projeto que tem como objetivo mapear e identificar os artistas, grupos, coletivos e produtores de música que estão inseridos no território do grande Bom Jardim, que atuam dentro do gênero Hip Hop. Buscando entender como são os seus processos de criação e de circulação da sua arte, registrando essa fruição artística cultural desse movimento que gera grande impacto na juventude do território, e através do método da cartografia investigar e compreender os lugares sonoros criados por esses artistas desmistificando a ideia de que o Grande Bom Jardim é apenas um território marcado pela violência.

Laboratório de Música 18h

Serviço

Conclusão das 10 pesquisas da Chamada Pública Laboratórios de Pesquisa 2023
Onde: CCBJ (Rua Três Corações, 400)
Quando: 29 de novembro a 01 de dezembro de 2023
Hora: a partir das 18h.
Acessibilidade: Intérpretes de Libras disponíveis durante a solenidade.
Classificação indicativa: Livre e gratuito