Biblioteca Pública divulga a programação cultural de 28 de novembro a 3 de dezembro

28 de novembro de 2023 - 10:30 # # #

Ascom Bece - Texto e foto

Com uma programação diversificada para todos os públicos, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza lançamento de livro, sarau, roda de conversa e contação de história entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. Toda a programação da Bece, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, da Secretaria da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), tem entrada gratuita. Confira a agenda cultural:

“Entre a Seca, a Multidão e a História”

Dedicado a apresentar, reconhecer e homenagear pessoas que dedicaram sua vida à produção, à difusão da cultura e à educação em nosso Estado, o programa Relatos Biográficos apresentará a trajetória intelectual do historiador Frederico de Castro Neves no dia 29/11 (18h), na Bece. Os pesquisadores Tyrone Cândido e Eduardo Luz comentam sobre a história de pesquisa do professor e escritor, Frederico. Nascido no Rio de Janeiro, foi no Ceará que fez carreira. Como resultados de suas investigações, relacionadas à seca e às ações de resistência e luta de trabalhadores pobres, Frederico publicou “Imagens do Nordeste”, livro que está completando 30 anos, e “A Multidão e a História”, dentre vários artigos e capítulos de livros.

Lançamento de Livro

A atriz, educadora e escritora Nádia Camurça lança, no dia 30/11 (18h), o livro de poemas “Meus Fantasmas Dançam no Silêncio”. Republicado em 2023, pela Editora Penalux, a obra é dividida em três eixos temáticos: o primeiro trata-se de poemas que transcorrem acerca da própria criação poética, o segundo aborda questões relacionadas à saúde mental das mulheres e o terceiro traz imagens relacionadas à intimidade dos corpos. O livro contém ilustrações da artista Mauany Alencar. A atividade acontece no espaço Multiuso da Bece e conta com a mediação de Dauana Vale.

Programação Infantil

A Bece realiza neste sábado e domingo (02 e 03/12), às 10h e às 15h, a contação de história “Ventinho” com Grupo Garapa, selecionada na Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024, e o espetáculo “Rainha de Nada”, da Cia de Teatro Epidemia de Bonecos, parceria com o Sesc. A programação acontece de forma presencial no Alpendre do andar -1 da Bece.

Dia 02/12, às 10h, e dia 03/12, às 15h
Contação de História “Ventinho” com Grupo Garapa

Sabe quem leva as nuvens para passear pelo céu? Quem estufa as velas dos barcos? Quem seca as roupas no varal? É o Ventinho, um vento muito bonitinho, alegre e serelepe. Ele gosta também de ver pela janela o que as crianças estão fazendo. Sempre que pode vai até a escola para espiar seus amiguinhos. Numa dessas visitas, ele ficou sabendo que eles estavam preparando uma grande peça de teatro ao ar livre. No dia da farra, porém, quando os meninos e as meninas estavam todos fantasiados de bichos, apareceu um vento forte metido a vilão bem em cima do pátio. Estava na cara que ia atrapalhar, e Ventinho era pequeno para empurrar todas elas sozinho. Será que ele podia fazer alguma coisa para salvar a apresentação da meninada?

Dia 02/12, às 15h, e dia 03/12, às 10h
Espetáculo “Rainha de Nada”, com Cia de Teatro Epidemia de Bonecos

Um reino distante, chamado Cantarolândia, vivia em plena harmonia, seguindo o seu ritmo, até que a princesa Finfon muda a história. Prende o seu irmão, o rei Dórémi, e torna-se rainha, proibindo a alegria e a música no reino. Zé das Penas, o pássaro, é preso por desobedecer à ordem da rainha de nada, mas alguns amigos juntam-se e Cantarolândia, que volta a ser livre.

No dia 2/12, a programação para a criançada está garantida na Bece. O Clubinho de Leitura acontece às 11h e o programa “Pedagogia na Bece” acontece em dois horários, às 9h e às 14h. O programa Pedagogia na Bece é uma parceria da Biblioteca Pública com o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual alunos e alunas colocam em prática ensinamentos da sala de aula, desenvolvendo ações como contações de histórias e atividades lúdicas, sob orientação da Profa. Vanessa Jakimiu, no âmbito da disciplina de Didática.

Rolê da Bece

Selecionado na Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024, o Sarau das Pretas acontecerá no dia 28/11 (10h) no Liceu da Messejana (Av. Washington Soares, 7702 – Messejana, Fortaleza/CE). Direcionada para os alunos e alunas do Liceu, integra a programação do “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).

Iniciando o mês de dezembro, o programa Rolê da Bece, que visa promover e potencializar as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Biblioteca Pública, estará no Instituto Cearense de Educação de Surdos (Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota, Fortaleza/CE). Na ocasião, o artista Evan Teixeira apresentará o espetáculo “As peripécias do Bode Ioiô”, a partir das 10h. A apresentação é voltada para os alunos da Educação Jovens e Adultos.

Serviço

Bece – Programação Semanal de 28 de novembro a 3 de dezembro
Diversos locais e horários. Entrada: Gratuita
Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/