HRVJ completa dois anos de funcionamento com cerca de 18 mil pessoas atendidas

28 de novembro de 2023 - 10:14 # # # #

Joelton Barboza - Ascom HRVJ - Texto
Luis Valente - Fotos

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completou dois anos no último sábado (25) com atendimento especializado e humanizado aos pacientes que compõem as regiões do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste do estado. Desde a abertura, já foram quase 18 mil pessoas atendidas. O hospital contabiliza ainda 3.758 internações, 2.102 atendimentos em hemodinâmica, 8.916 consultas ambulatoriais, 2.250 cirurgias, 24.102 exames de imagem, 137.472 exames laboratoriais, 53.538 atendimentos relacionados a terapêutica, 1.156 relacionados a urgência e emergência e 180 consultas oncológicas de triagem.

O objetivo do complexo hospitalar é oferecer, através de uma grande e moderna estrutura com equipamentos de última geração, a prestação de uma assistência de qualidade, mantendo uma linha de cuidado com acesso humanizado.

Vista do HRVJ a partir da BR-116

Inaugurada em 2021, a unidade iniciou os atendimentos com a abertura da clínica médica, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulto e do Centro de Imagem. Em plena pandemia de coronavírus, foi aberta também uma clínica e UTI Covid para dar suporte à rede e receber pessoas positivadas que necessitavam de cuidados especializados.

HRVJ atendeu quase 18 mil pessoas em dois anos de funcionamento

Para o diretor-geral da unidade, Bergson de Brito Moura, o hospital é sinônimo de esperança, conforto, atenção e cuidado: “são pelo menos 20 municípios atendidos e milhares de pessoas beneficiadas com uma saúde de qualidade e profissionais altamente capacitados e engajados com o bem-estar dos pacientes. Isso é transformar a saúde para o bem-estar social. Saliento ainda que os desafios são muitos, mas toda a equipe está sempre engajada para superá-los”, pondera.

Abertura de novos setores

Com a expansão dos serviços, novos setores foram abertos. No dia 16 de maio de 2022 foi inaugurada a Hemodinâmica, com a realização de cateterismos e angioplastias. Até o momento, mais de dois mil pacientes foram atendidos.

A coordenadora-geral de Enfermagem, Tâmara Medeiros, relata ser emocionante ver de perto o crescimento do HRVJ. “Eu fui uma das primeiras pessoas a chegar, antes mesmo da inauguração, para montar e treinar as equipes que iriam atuar. Hoje ver o quanto a unidade expandiu, é muito gratificante. No início, eram pouquíssimas pessoas e eu ficava sozinha em uma sala enorme. Hoje compartilho o espaço com quase 15 pessoas que trabalham todos os dias para o crescimento do nosso hospital ”, disse

No dia 22 de setembro de 2022 ocorreu a inauguração do centro cirúrgico, da clínica cirúrgica e da psiquiatria. Até o mês de outubro foram realizados mais de 1.700 procedimentos cirúrgicos, inclusive videolaparoscopias.

O setor da psiquiatria é uma inovação no Estado, já que é o único integrado a um hospital geral, sendo referência no Interior para casos de dependência de álcool e outras drogas.

Equipe realiza cirurgia no HRVJ

Urgência e emergência

No dia 21 de agosto de 2023 foi aberta a urgência e emergência para atendimentos de politrauma, tendo em vista a alta demanda e carência da região, principalmente para casos relacionados a acidentes de trânsito. Além disso, foi aberta também a UTI II para comportar os pacientes mais críticos.

Porta de entrada da Emergência

Seguindo o cronograma, no dia 27 de setembro de 2023 foi a vez do setor de oncologia ser aberto, oferecendo atendimentos ambulatoriais, cirúrgicos e de quimioterapia. Evitando assim que pacientes enfrentem horas de viagem até Fortaleza para realizarem os atendimentos especializados.

É o caso de Chirlene da Silva, 35, que está acompanhando o irmão, vítima de um acidente de trânsito. Ele precisou passar por uma cirurgia neurológica, foi internado na UTI e hoje se recupera na clínica médica. A autônoma frisou o cuidado e zelo dos profissionais. “O hospital está sendo muito importante para mim pois estou acompanhando meu irmão, que está se recuperando bem. Ele é de Quixeré e a gente pode estar todos os dias com ele, trocando de acompanhante. A recuperação está sendo ótima e já foi feita a cirurgia. Os médicos são excelentes, assim como os enfermeiros e toda a equipe. Agradeço por todo o acompanhamento”, enfatiza.