Saúde mental: ESP/CE forma nova turma de treinadores

28 de novembro de 2023 - 10:40 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz e Raiane Ferreira - Fotos Raiane Ferreira - vídeo

Solenidade de encerramento das atividades da capacitação contou com a presença de profissionais e gestores de saúde

Em meio a uma programação científica e cultural, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) concluiu as atividades do Curso de Aperfeiçoamento Treinando Treinadores, do Projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps). A capacitação teve duração de seis meses, com uma trilha de aprendizagem híbrida (on-line e presencial).

Na última sexta-feira (24), cerca de 140 pessoas, entre gestores e profissionais de saúde, prestigiaram o evento de encerramento da iniciativa, no auditório principal da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A mesa de abertura contou com a presença da secretária executiva de Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Vaudelice Mota, do psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eugênio de Moura Campos, e do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona. O grupo foi acolhido pelo coordenador do Smaps, André Tavares.

“O grande objetivo desse curso, além de passar os conteúdos voltados para a saúde mental, foi aplicar informações referentes à docência, porque a ideia é que esses profissionais repliquem em seus municípios a mesma capacitação que ministramos aqui”, explicou Tavares.

Mostra de experiências exitosas
O ponto alto da solenidade foi a Mostra de Experiências Exitosas, momento rico de troca de saberes e de apresentações dos trabalhos selecionados em cada Região da Saúde. O enfermeiro Diego Fernandes, que atua em Icaraí, no município de Caucaia, foi um dos profissionais que compartilhou conhecimentos.

“Repliquei com os alunos do curso técnico em Enfermagem da minha Região os conhecimentos adquiridos na capacitação do Smaps. Em sala de aula, o foco foi trazer a abordagem e o manejo de como lidar em situações de risco de suicídio. O momento foi bem recebido e teve bastante interação. Hoje, nesse encerramento, faço um relato de como foi essa experiência”, detalhou.

Nos intervalos da Mostra, os participantes puderam assistir a atividades culturais

Para a assistente social Vanusa Nogueira, que atua na regional de Tianguá, o Smaps, além de conhecimento, gera demanda para as unidades de saúde de todo o Estado. “O curso nos possibilita ampliar o nosso olhar para a saúde mental e nos sensibiliza em relação aos cuidados que oferecemos hoje, diante de uma demanda tão grande. Podemos sempre melhorar”, refletiu.

Sobre o Smaps

Iniciado em 2020, o Smaps é um projeto da ESP/CE desenvolvido pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc). A iniciativa também tem o apoio da Sesa.

Uma série de atividades formativas compõe o projeto, abordando temáticas relacionadas às diretrizes assistenciais para a depressão, o suicídio, além de estratégias a serem desenvolvidas nos territórios. Aperte o play e saiba mais detalhes com o coordenador André Tavares:

Até o momento, cerca de duas mil capacitações foram realizadas, 15 categorias profissionais contempladas, com abrangência em cinco Regiões de Saúde do Ceará e cobertura em 109 municípios do Estado.