Projeto “Cartografia cotidiana de amor e afetos”, integrante do Lab de Artes Visuais, se apresenta nas Rotas de Criação

4 de dezembro de 2023 - 15:11 # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 6 de dezembro, às 16h, na Casa da Cultura de Sobral

Abordando questões acerca do amor íntimo, o projeto “Cartografia cotidiana do amor e afetos”, desenvolvido pelo artista Anderson Morais no Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, realiza, quarta-feira (6), apresentação nas Rotas de Criação. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre na Casa de Cultura de Sobral. O evento terá a presença de Uýra Sodoma, tutora do projeto.

Desenvolvido pelo artista Anderson Morais, o projeto “Cartografia cotidiana dos afetos” trata de questões do universo íntimo com um discurso amoroso, fala do desejo como elemento fundamental no agir do mundo por meio da criação de uma série de bordados, que utiliza guardanapos de pano e desenhos alinhavados que representam o seu corpo e do namorado para revelar o desejo e a sexualidade entre homens. O projeto traz um debate sobre a naturalidade do amor entre iguais a aprofunda visualmente questões que envolvem o homoerotismo interseccionado a questões de gênero e do corpo.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema. As apresentações podem ser ensaios abertos, experimentos cênicos, exposições, palestras, rodas de conversa ou qualquer modalidade que integre o público e os desenvolvimentos das pesquisas.

“É bonito demais ver a Cartografia cotidiana de amor e afetos estendendo o alcance das representações homoafetivas para a natureza não humana. Uma pesquisa forte e sensível que se abre para outras possibilidades através do encontro com Uýra Sodoma”, conclui Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre o projeto

O projeto trata de questões do universo íntimo com um discurso amoroso, fala do desejo como elemento fundamental no agir do mundo, através da criação de uma série de bordados, que utiliza guardanapos de pano e desenhos alinhavados que representam o seu corpo e do namorado para revelar o desejo e a sexualidade entre homens. A importância desse projeto é trazer para interessados em artes visuais a discussão acerca da naturalidade do amor entre iguais, aprofundando visualmente questões que envolvem o homoerotismo interseccionado a questões de gênero e do corpo.

Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Apresentação do projeto “Cartografia cotidiana de amor e afetos”, integrante do Lab de Artes Visuais, nas Rotas de Criação
Onde: Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Dom José, Sobral)
Quando: quarta-feira, 6 de dezembro
Horário: 16h
Gratuito e aberto ao público