Ciclo Formativo sobre “Ações Culturais em Bibliotecas Públicas” é destaque da programação da Bece nesta semana

13 de dezembro de 2023 - 15:17 # # #

Ascom Bece - Texto e foto

Com uma programação gratuita e diversificada para todos os públicos, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza ciclo formativo, lançamento de livro, clubes de leitura e contação de história entre os dias 13 e 17 de dezembro. Confira a agenda cultural da Bece, um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, da Secretaria da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Bibliotecas em pauta

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Bece realiza o VI Ciclo Formativo. “As Ações Culturais em Bibliotecas Públicas” é o tema norteador da sexta edição, que contará com a participação de Mirian Dantas (AL), Lidia Cavalcante (CE), Marina Nogueira (MG) e Patrícia Bezerra (CE). Com duas mesas intituladas “O bibliotecário como mediador cultural” (14) e “Ações Inovadoras de Leitura para Bibliotecas” (15), o Ciclo Formativo será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Bece a partir das 18h30.

Para a coordenadora de Ação Cultural e Educativa da Bece, Rosana Rodrigues, “a biblioteca pública tem um enorme potencial como equipamento cultural, uma vez que seu acervo atravessa e impacta diversas linguagens artísticas. Ao assumir seu potencial como promotor de ações culturais que impactam seus leitores e seduzem outros para mergulharem na riqueza de seu acervo, é preciso que tais ações culturais estejam conectadas diretamente com sua missão e sobretudo que todos os profissionais envolvidos nessa dinâmica estejam conscientes da necessidade do seu envolvimento no cotidiano das ações culturais ofertadas ao público”.

Lançamento de Livro

A jornalista e escritora Ana Karla Dubiella lança nesta quinta (14), o livro de poemas “A Morte do Xamã”. A publicação brinda o leitor com 24 pequenos relatos autobiográficos em que a autora se desnuda inteiramente diante dos próprios medos, perdas fundamentais e tentativas de superação por meio do Xamanismo. O livro contém ilustrações da artista Ilana Dubiella. A atividade acontece no espaço Multiuso da Bece, a partir das 18h, e conta com a mediação de Ana Márcia Diógenes.

Programação Infantil

A Bece realiza neste sábado (16) e domingo (17) a contação de história “Contos Encantados de Natal” com Cia Prisma de Artes, selecionada na Convocatória Bece de Programação Cultural 2023/2024, e o espetáculo “Boi Estrela”, com Grupo Formosura de Teatro, parceria com o Sesc. A programação acontece de forma presencial no Alpendre do andar -1 da Bece. O sábado (16) ainda conta com o “Clubinho de Leitura” (11h) e o programa “Pedagogia na Bece” (9h), com a contação “O caranguejo carrancudo”.

Dia 16/12, às 10h, e dia 17/12, às 15h

Contação de História “Contos Encantados de Natal” com Cia Prisma de Artes

A contação traz contos natalinos que intercala brincadeiras cantadas e desafios rítmicos, levando diversão de forma leve e lúdica. Os contos que dão nome ao programa são histórias recontadas ao longo do tempo que trazem o universo cristão e a magia do período natalino.

Dia 16/12, às 15h, e dia 17/12, às 10h
Espetáculo “Boi Estrela”, com Grupo Formosura de Teatro

Mateus, capataz de confiança do poderoso Capitão Melancia, recebe a ordem de tomar conta do Boi Estrela na ausência do patrão. Quitéria, mulher do Capitão, faz uma aposta com o marido tentando convencê-lo que Mateus é mentiroso: quem ganhar a aposta será o único proprietário das terras! Aproveitando-se da ingenuidade de Catirina, mulher de Mateus, Quitéria a induz a comer a língua do pobre boizinho. Mateus sacia o desejo da esposa grávida e assina o seu decreto de morte, pois quando o Capitão Melancia souber o que aconteceu só Deus poderá aplacar sua fúria. E agora? Mateus diz a verdade ou conta uma mentirinha pra se livrar dessa enrascada?

E mais…

O programa Rolê da Bece, que visa promover e potencializar as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Biblioteca Pública, estará na Biblioteca Heloísa Ferreira Lima (R. Santiago, 359 – Serrinha) no dia 15, às 19h. O grupo Bricoleiros apresentará o espetáculo infantil “Intrépido Anãmiri”.

No sábado (16) acontecerá mais um encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres Século XIX, que abordará a escritora Juana Manuela Gorriti (1816-1892). A atividade tem entrada gratuita e inicia às 15h30. Já no domingo (17), às 13h, acontecerá a última edição do RPG na Bece, uma parceria com a Vila RPG. A proposta é que os jogadores se sintam livres para participar ou trazer suas mesas para o espaço.

Serviço

Bece – Programação Semanal de 13 e 17 de dezembro
Diversos locais e horários. Entrada: Gratuita
Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/