Parceria entre Seduc e Faculdade CDL concede bolsas de graduação a alunos da rede estadual

13 de dezembro de 2023 - 11:54 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Rogério Bié - Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) consolidaram, nesta terça-feira (12), uma parceria que permitirá a concessão de bolsas de estudo a estudantes da rede pública estadual de ensino. O acordo de cooperação tem o objetivo de garantir mais oportunidades para jovens ingressarem no Ensino Superior. A Secretaria do Trabalho também participa da ação e atuará na captação de postos de emprego para os alunos. A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria da Juventude e da Secretaria da Proteção Social.

Ao todo, serão oferecidas 1.075 bolsas, sendo 25 integrais; 25 com desconto de 80%; 25 com desconto de 70%; 200 com dedução de 60% e outras 800 com abatimento de 50% do valor. Os candidatos poderão escolher entre os cursos de graduação em Direito, Administração, Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Redes de Computadores.

No concurso de bolsas, o aluno redigirá uma redação sobre o tema sugerido pela faculdade. As inscrições e a realização da prova podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro de 2024, por meio do site da Faculdade CDL ou de forma presencial (na sede da escola). Outra alternativa é a apresentação da nota do Enem, entre os anos de 2019 e 2023.

O secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, valoriza a parceria e a possibilidade de beneficiar alunos oriundos da rede estadual. “Além de promover o acesso ao Ensino Superior, também abrimos a perspectiva de ingresso desses estudantes no mundo do trabalho”, destaca.

Leandro Farnese, gerente comercial e de marketing da Faculdade CDL, observa que o projeto é um marco no sentido da inclusão educacional. “Queremos proporcionar a realização do sonho da graduação a jovens que, possivelmente, não teriam condições de pagar por uma universidade. Esta é uma realização muito grande”, avalia.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, garante o empenho do estado na inserção profissional dos alunos. “Iremos buscar, por meio do IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), empregos a todos esses alunos que irão cursar a Faculdade CDL”, ressalta o gestor.