Salão do Turismo: Ceará terá representação em todos os eixos do evento

14 de dezembro de 2023 - 16:46 # # #

Ascom Setur - Texto
Roberto Castro - MTUR - Foto

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, ocorrerá a 7ª edição do do Turismo. O evento volta a ser realizado após uma pausa de 11 anos e será subdividido em cinco grandes temas que representarão o turismo brasileiro: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. Em todos esses o Ceará terá representação com a Secretaria do Turismo (Setur).

O objetivo, de acordo com a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, é apresentar ao público a diversidade de atrativos que o Ceará tem. “Somos um destino rico de atrativos turísticos. Do litoral ao sertão, temos um leque de atrações que são capazes de surpreender e encantar os visitantes de todas as partes do mundo”, destaca.

No pavilhão do Turismo de Natureza os visitantes do evento poderão desfrutar da vista panorâmica das belezas naturais da região serrana do Ceará. A ideia da experiência é simular um passeio no Teleférico de Ubajara, localizado no Parque Nacional da cidade.

Já no Turismo Rural, o destaque do estado será o “Passeio no Mangue”. Nesta experiência, será possível explorar a beleza natural do rio Aracatiaçu, na comunidade Barra das Moitas, em Icaraizinho de Amontada.

Com relação ao espaço Sol e Praia, o Ceará vai fazer uma demonstração do Parapente e Kitesurfe, esportes que imperam nos litorais Leste e Oeste e na capital Fortaleza, utilizando óculos de realidade virtual. Impulsionados pelos bons ventos, o estado é bastante buscado por turistas do mundo todo para prática não só desses como de outros esportes de aventura.

Para contemplar o turismo religioso, o Ceará vai contar com experiências relacionadas a Padre Cícero e São Francisco de Assis. Neste espaço, um guarda-corpo será instalado e os visitantes terão a oportunidade de amarrar fitinhas com seus pedidos aos pés das imagens de ambas as figuras religiosas. Outra manifestação cultural presente será o São João, com um casal a caráter da festa, apresentando a festividade que ocorre no município de Maracanaú.

Turismo de Tendências

O potencial do Ceará para o Etnoturismo é uma das novidades que a Setur vai apresentar no evento. Em um espaço dedicado ao “Turismo de Tendências”, o público irá conferir uma experiência na Aldeia Lagoa Encantada. É neste terreiro sagrado que ocorre, desde 2017, a única Festa do Mocororó no país, bebida sagrada dos povos indígenas que carrega uma simbologia ancestral.

O evento comemora a colheita do caju, além de celebrar os avanços nos processos demarcatórios do território que é liderado pela primeira Cacique mulher do Brasil, Cacique Pequena. Durante o Salão do Turismo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a originalidade da cultura dos povos indígenas Jenipapo-Kanindé, filiados à Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum).

Equipamentos turísticos

O Ceará conta com equipamentos turísticos de qualidade, que são destaque mundial. O Beach Park é um desses exemplos, sendo considerado o maior parque aquático das Américas. O complexo estará presente no Salão do Turismo, demonstrando a alegria que é visitá-lo.

Outros dois equipamentos com experiências no local serão: o Alchymist Lagoa Encantada Cumbuco, um beach club com charme e exclusividade, e o Alchymist Prehistoric Park, maior parque de dinossauros da América Latina que terá 80 réplicas hiper-realistas de dinossauros, com sons e movimentos. Estes são consideradas as grandes novidades do Ceará para o próximo ano, já que juntos oferecem uma fusão de entretenimento e natureza, proporcionando aos visitantes uma experiência única e abrangente.