Aniversário de Suricate Seboso, Charme 2000 e shows de forró integram programação da Estação das Artes neste fim de semana

15 de dezembro de 2023 - 14:36 # # #

Ascom Estação das Artes - Texto e Foto

As atividades infantis, com Oficina de Pintura, estão garantidas para a criançada no domingo (17)

Dezembro é mês de férias na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Entre os dias 14 e 17, a programação reúne atrações musicais, com DJ Silas, DJ Lucas Ferrer, Forró Manzape com Juruviara, Charme 2000, Dipas e Forró Meu Vício no aniversário do Suricate Seboso; espetáculo cênico Flor do Deserto; e programação infantil. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Nesta quinta (14), DJ Silas apresenta o projeto Fervinho na Gare da Estação das Artes das 18h às 19h e das 20h às 22h. Nascido nas ruas do Bairro Benfica, o Fervinho já ocupou diversos outros espaços da cidade, sendo palco para artistas como Getúlio Abelha, Berlim Tropical, Ella Monstra, DJs Angel History, Adrian Brasil, Diego Eva, Erick Sant, Viúva Negra e Bugzinha, além de abrigar também performances em circo e teatro.

Entre 19h e 20h, o Programa Quinta em Cena recebe o espetáculo cênico musical Flor do Deserto, do Grupo MiraIra. A obra apresenta, por meio de metáforas dançantes e musicais, as “flores” que foram plantadas no Cariri para o mundo, por meio do Padre Cícero Romão e do Beato Zé Lourenço. A atração foi criada a partir de matrizes estéticas tradicionais, inspirada na obra dramatúrgica “Caldeirão da Santa Cruz do deserto” de Oswald Barroso (2011) e na Irmandade da Santa Cruz do Deserto.

O espetáculo se compõe de 20 quadros, unindo elementos históricos de Padre Cícero, Beata Maria de Araújo, Beato Zé Lourenço e o sítio Caldeirão por meio de dança, teatro, música e poesia. O Grupo MiraIra, coletivo artístico que atua desde 1982 com matrizes estéticas populares, compreende a dança como poética política pelas demandas comunitárias e dos territórios.

Neste mês de dezembro, o Mercado AlimentaCE garante promoções especiais de drinks e petiscos. Caipirinha dobrada, burguers e chopes estão entre as ofertas disponíveis às sextas, de 17h às 20h, e aos sábados, de 17h às 18h.

Forró Manzape e Charme 2000

O Dia do Forró, comemorado no dia 13 de dezembro, é celebrado na Estação das Artes ao longo do fim de semana. Nesta sexta (16), o cantor e compositor Juruviara apresenta o projeto Forró Manzape, que resgata o forró pé de serra em sua originalidade. Nascido em 1986, o instrumentista autodidata iniciou a sua carreira em 1999, com apresentações em solos de violão e guitarra. Da infância vivida no interior do Ceará, o artista absorveu forte influência do forró raiz.

O show, que acontece das 19h às 21h, conta com Valdecio Oliveira no triângulo, Freitas Filho na sanfona e Wenerson na zabumba. Para abrir a programação da noite, o DJ Lucas Ferrer se apresenta a partir das 18h, uma atividade em parceria com o Sesc Ceará.

No sábado (16), a noite é da Charme 2000 – Nostalgia Favelada, das 19h às 23h. Baile de protagonismo periférico, negro e LGBTQIAPN+ com viés político de resistência, o projeto enfatiza sonoridades diversas que costuram a infância e adolescência de quem viveu os anos 1990 e 2000. Nesta edição, o tema da festa é a cultura rap/hip hop e suas expressões em musicalidade, dança, moda, visualidades e aspectos conceituais do evento.

Nas pickups, estão os DJs Fixter, Perigo, Viúva Negra e Nego Célio. A Charme, além da festividade, compreende-se como evento de enaltecimento da memória e diversidade brasileira.

Aniversário do Suricate Seboso

No domingo (17), a programação da Estação das Artes é especial: a comemoração do aniversário do Suricate Seboso, símbolo digital do “cearensês” que há 11 anos valoriza a cultura popular do nosso estado.

O Suricate Seboso nasceu em dezembro de 2012 nas redes sociais, a partir de uma brincadeira, e logo conquistou o reconhecimento do público. O suricate, animal escolhido por sua expressividade e também por ser caricato, foi aliado com uma família divertida para retratar o cotidiano do cearense. A possibilidade de criar personagens dentro desse enredo familiar, como mãe, pai, filho, irmã, construiu personalidade ao projeto.

Para celebrar, o projeto Batuque do Dipas ocupa a Gare das 11h às 13h. A iniciativa foi criada em 2018 e consiste na experimentação e pesquisa de um repertório em samba, que caminha entre sambas tradicionais e modernos, além de um trabalho autoral. A trajetória do artista na música é marcada pelo projeto “Filho de Manicure”, seu primeiro álbum, lançado em setembro de 2014. O mais novo trabalho vem representado pelo single “Tipo Chet Baker”, que anuncia o retorno a produções inéditas, influenciado pelas linguagens do trap, rap, funk e pagode.

Das 14h às 16h, a banda Forró Meu Vício presenteia o público com a união de lendas do forró romântico: Valéria Cavalcanti, Iara Pâmella e Ricardinho Caju formam trio para levar forró das antigas para novas gerações. Valéria Cavalcanti, figura lendária do forró das antigas, tem uma carreira notável na Noda de Caju — grupo também de Ricardinho Caju ao longo de 15 anos. Iara Pâmella foi a primeira vocalista da banda, emplacando hits como “Eu Juro”, “Meu Vício” e “Lindos Momentos”.

A já tradicional Pintura Infantil – À Mão Livre, com Jesus Enzo, está garantida para estimular a criatividade e a expressão artística em crianças entre 9h e 11h. Com ênfase na liberdade de criação, a criançada explora cores, formas e narrativas.

Durante todo o domingo, uma campanha do Suricate Seboso arrecadará alimentos não perecíveis (exceto sal) para Cozinha Solidária do MTST do Conj. Residencial José Euclides.

Abertura LADawards na Kuya – Expo Brasil

Algumas atrações da programação de quinta à domingo são fruto de uma parceria da Estação das Artes com a Kuya – Centro de Design do Ceará. De 14 a 16 de dezembro, o equipamento realiza a LADawards na Kuya – Expo Brasil, um evento gratuito com mais de 30 horas de programação.

É a primeira vez que serão expostos no país os trabalhos vencedores do Prêmio Latino-americano de Design – 2023 (Latin American Design Awards), uma das principais premiações da área na América Latina, que reconhece a excelência dos melhores trabalhos gráficos realizados durante o ano por designers, estúdios, criativos e artistas visuais. O Brasil foi o grande destaque, com mais de 100 projetos premiados. Entre os vencedores, está o projeto do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), realizado pelo designer cearense Renan Costa Lima, do Estúdio Tropical.

Programação

Sexta-feira (15)

Forró Manzape + DJ Lucas Ferrer

18h às 19h

DJ Lucas Ferrer (Parceria Sesc)

19h às 21h

Forró Manzape

22h

Encerramento das atividades

Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (16)

Charme 2000, com DJs Viúva Negra, Fixter, Perigo e Nego Célio

19h às 23h

Charme 2000, com DJs Viúva Negra, Fixter, Perigo e Nego Célio

22h

Encerramento das atividades

Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (17)

Aniversário de 11 anos do Suricate Seboso

9h às 11h

Oficina “Pintura Infantil – À Mão Livre”, com Jesus Enzo

11h às 13h

Batuque do Dipas

14h às 16h

Forró Meu Vício

Classificação indicativa: Livre

Acesso gratuito

Campanha solidária

Doe alimentos não perecíveis (exceto sal) para Cozinha Solidária do MTST do Conj. Residencial José Euclides.

 

Serviço

Estação Férias

Dias 14 a 17 de dezembro

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara