HRVJ realiza duas cirurgias neurológicas inéditas na unidade

19 de dezembro de 2023 - 15:36 # # #

Ascom HRVJ - Texto e Foto

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou duas intervenções cirúrgicas inéditas na unidade neste mês de dezembro. Tratam-se das cirurgias de artrodese (fusão de articulação) de coluna cervical e artrodese de coluna lombar. O primeiro foi feito em um homem de 66 anos, em uma intervenção de sete horas; já o segundo necessitou de quatro horas para ser finalizado, a paciente é uma jovem de 19 anos.

Ambos os pacientes foram lesionadas por acidentes de trânsito e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O primeiro a dar entrada na unidade foi o homem idoso, cuja evolução clínica permitiu a realização da operação de fixação da coluna que estava instável.

“Retiramos o corpo vertebral C6 (sexta vértebra), que era o osso fraturado, onde foi colocada uma espécie de prótese, além de placa e parafusos de titânio”, disse o neurocirurgião Wanderson Ricardo, que integra a equipe que realizou o procedimento. O especialista afirmou ainda que o paciente está evoluindo bem e já recebeu alta neurológica passando a ser acompanhado pelo ambulatório.

Sendo um caso de alta complexidade, além de Wanderson, outras cinco pessoas atuaram no procedimento: o neurocirurgião Heitor Ferreira, o Anestesista Fábio Pontes, a enfermeira Lizandra Torres, e pelas técnicas Maria Leda e Maria Raiane.

A estudante Lívia Gonçalves, 19, que reside em Russas, é a paciente que passou pelo procedimento na lombar e disse estar aliviada por poder contar com o auxilio do HRVJ na região. “Graças a Deus ocorreu tudo muito rápido, em dois dias eu me operei. Tá sendo muito complicado e difícil, mas vai dar certo. Estou sendo muito bem acompanhada aqui”, explica.

Inaugurado no dia 22 de setembro de 2022, o Centro Cirúrgico do HRVJ já realizou 2.511 procedimentos desde a sua abertura, com procedimentos de alta complexidade nas áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, traumatologia, oncologia e cirurgia geral.