Hemoce comemora 40 anos de atendimento com homenagens a colaboradores e parceiros

20 de dezembro de 2023 - 14:48 # # #

Ascom Hemoce - Texto e Fotos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta terça-feira (19), realizou solenidade em homenagem a colaboradores e parceiros que, ao longo de quatro décadas, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do hemocentro. O evento em comemoração aos 40 anos de atendimento do hemocentro foi realizado na sede da instituição, em Fortaleza.

O Hemoce alcança os 40 anos de funcionamento sendo responsável pelo atendimento transfusional de aproximadamente 500 unidades de saúde e 100% da rede SUS no Ceará. A instituição é responsável por cadastrar doadores de medula óssea, é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias, e oferece diagnósticos clínico e laboratorial. O trabalho de alta complexidade é realizado com o apoio de parceiros e funcionários que contribuem para a execução de cada processo.

Durante o evento, os convidados foram recebidos pelo pianista Felipe Adjafre, ao som de música clássica. Com o objetivo de reconhecer e agradecer pelo apoio, o hemocentro realizou homenagens em três categorias: autoridades e colaboradores da Sesa; funcionários do Hemoce que estão há mais de 35 anos ajudando a escrever a história da instituição; e profissionais que ajudaram a implantação da Hemorrede Pública do Ceará.

Na solenidade, a Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho foi homenageada e agradeceu pelo reconhecimento. “Estar aqui hoje como homenageada é uma honra pra mim, principalmente como Secretaria, ver uma unidade de saúde gerida pelo nosso Estado tão forte e tão eficiente que se comunica tanto com a população. O Hemoce todo mundo conhece, agradece e reconhece pelo trabalho e isso é fruto do trabalho de todos que estão aqui, inclusive dos nossos homenageados que criaram o Hemocentro, muito obrigado a todos por tudo que vocês realizam”, agradece.

Entre as autoridades da Sesa homenageadas, estiveram a Secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel; a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Maria Aparecida Façanha (Paíta); o Secretário Executivo Administrativo-financeiro, Luiz Otávio Sobreira; e o Coordenador das Unidades de Saúde, Manoel Pedro Guimarães. Além das autoridades, nove colaboradores da Sesa foram reconhecidos.

A segunda categoria foi direcionada a pessoas que se destacaram no planejamento, implantação e crescimento da Hemorrede. Maria Helena Pitombeira, que atuou na implantação do Hemoce; Vera Coelho, trabalhou na Sesa durante a criação do Hemoce; Elias Salomão, Secretário da Saúde do Ceará entre 1983 e 1986; Antônio Nóbrega Filho, diretor do Hemoce antes de seu funcionamento como hemocentro; e Francisco Sullivan Mota, ex-presidente da Sameac, empresa que ajudou a viabilizar o funcionamento da instituição. Todos foram aclamados pelo público.

Durante quatro décadas, vários profissionais ajudaram a escrever essa história de muitas vidas, alguns estão há mais de 35 anos contribuindo diariamente com profissionalismo, dedicação e compromisso. Esses colaboradores também foram homenageados.

“Cada pessoa que está aqui sendo homenageada, sinta em seu coração um agradecimento genuíno pela instituição. São pessoas queridas que fazem e fizeram muita diferença para que o Hemoce pudesse alcançar os resultados que tem hoje. Aqui, a gente se preocupa com a vida de cada doador e paciente, somos umaa instituição do povo que salva a vida do povo, essa é a nossa missão. Você faz parte dessa história”, disse Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Homenagem para galeria de antígenos

No corredor do Hemoce, um espaço é destinado a reconhecer profissionais que se destacam e ajudam a fazer a diferença com seu trabalho dentro da instituição. Nesta terça-feira (19), Fernando Barroso, coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce foi homenageado e entrou para a galeria de antígeno do hemocentro. O hematologista é atualmente presidente da Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula Óssea (SBTMO) e Chefe do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio.

“Eu me sinto muito honrado. Ser reconhecido pelos meus pares é muito mais importante do que qualquer reconhecimento externo. As entranhas do quem eu sou é o que vocês me veem no dia a dia. É uma felicidade muito grande vivenciar este momento com vocês”, destaca o homenageado.